ERA UMA VEZ A ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE AS PRINCESAS DOS CONTOS DE FADA EM ANIMAÇÕES DA WALT DISNEY
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67170 |
Resumo: | As princesas dos contos de fada sempre circularam na sociedade, principalmente pelos filmes da Disney. Elas inspiram crianças e mulheres por trazerem belas histórias de amor. Porém, observamos que elas reforçam a imagem da mulher na Formação Discursiva tradicional: ser esposa, boa dona de casa e bonita. Atualmente, as mulheres estão conseguindo conquistar outros espaços na sociedade, resistindo ao discurso tradicional. Com base na Análise de Discurso de linha francesa, analisamos o discurso das princesas através de Cinderela (1950) e Frozen: uma aventura congelante (2013). A partir das análises, observamos que houve mudanças significativas na identificação com a formação discursiva tradicional, que não representam um rompimento com tal formação, mas indica contra-identificações. |
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ERA UMA VEZ A ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE AS PRINCESAS DOS CONTOS DE FADA EM ANIMAÇÕES DA WALT DISNEYAnálise do discursoDiscurso sobre princesasWalt DisneyAs princesas dos contos de fada sempre circularam na sociedade, principalmente pelos filmes da Disney. Elas inspiram crianças e mulheres por trazerem belas histórias de amor. Porém, observamos que elas reforçam a imagem da mulher na Formação Discursiva tradicional: ser esposa, boa dona de casa e bonita. Atualmente, as mulheres estão conseguindo conquistar outros espaços na sociedade, resistindo ao discurso tradicional. Com base na Análise de Discurso de linha francesa, analisamos o discurso das princesas através de Cinderela (1950) e Frozen: uma aventura congelante (2013). A partir das análises, observamos que houve mudanças significativas na identificação com a formação discursiva tradicional, que não representam um rompimento com tal formação, mas indica contra-identificações.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6717010.22456/2236-6385.67170Cadernos do IL; n. 52 (2016); 361-3802236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67170/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Maria Eduarda Motta2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67170Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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