A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918 |
Resumo: | A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis |
id |
UFRGS-12_e90e00410b2d68dfc7bfedc486fe6020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/18918 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genéricoImaginárioLíngua InglesaAnálise do DiscursoA aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse AnalysisUFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/1891810.22456/2236-6385.18918Cadernos do IL; n. 36 (2008); 111-1252236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918/11016Aiub, Giovani Forgiariniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T22:44:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/18918Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-08-21T22:44:21Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
title |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
spellingShingle |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico Aiub, Giovani Forgiarini Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
title_short |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
title_full |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
title_fullStr |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
title_full_unstemmed |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
title_sort |
A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico |
author |
Aiub, Giovani Forgiarini |
author_facet |
Aiub, Giovani Forgiarini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aiub, Giovani Forgiarini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
topic |
Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
description |
A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918 10.22456/2236-6385.18918 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.18918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918/11016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 36 (2008); 111-125 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766222788624384 |