A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiub, Giovani Forgiarini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918
Resumo: A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis
id UFRGS-12_e90e00410b2d68dfc7bfedc486fe6020
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18918
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genéricoImaginárioLíngua InglesaAnálise do DiscursoA aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse AnalysisUFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/1891810.22456/2236-6385.18918Cadernos do IL; n. 36 (2008); 111-1252236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918/11016Aiub, Giovani Forgiariniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T22:44:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/18918Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-08-21T22:44:21Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
title A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
spellingShingle A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
Aiub, Giovani Forgiarini
Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
title_short A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
title_full A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
title_fullStr A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
title_full_unstemmed A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
title_sort A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
author Aiub, Giovani Forgiarini
author_facet Aiub, Giovani Forgiarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiub, Giovani Forgiarini
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
topic Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
description A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do DiscursoABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918
10.22456/2236-6385.18918
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.18918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918/11016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 36 (2008); 111-125
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222788624384