O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiub, Giovani Forgiarini
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500
Resumo: A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à  Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua.
id UFU-12_186f3e13c9204342c7bc13cbe9ed744c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11500
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola públicaImaginárioLíngua InglesaAnálise do Discurso A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à  Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua. PP/UFU2011-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1150010.14393/DL5-v3n1a2009-6Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 No. 1 (2009): Número atemático.; 135-163Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 Núm. 1 (2009): Número atemático.; 135-163Domínios de Lingu@gem; v. 3 n. 1 (2009): Número atemático.; 135-1631980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500/6779Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiubhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAiub, Giovani Forgiarini2022-09-14T20:10:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11500Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-14T20:10:04Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
title O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
spellingShingle O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
Aiub, Giovani Forgiarini
Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
title_short O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
title_full O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
title_fullStr O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
title_full_unstemmed O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
title_sort O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
author Aiub, Giovani Forgiarini
author_facet Aiub, Giovani Forgiarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiub, Giovani Forgiarini
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
topic Imaginário
Língua Inglesa
Análise do Discurso
description A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à  Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500
10.14393/DL5-v3n1a2009-6
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500
identifier_str_mv 10.14393/DL5-v3n1a2009-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500/6779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiub
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiub
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 No. 1 (2009): Número atemático.; 135-163
Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 Núm. 1 (2009): Número atemático.; 135-163
Domínios de Lingu@gem; v. 3 n. 1 (2009): Número atemático.; 135-163
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713111130112