TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Flávia Carolini Pereira dos, Gouveia, Pedro Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575
Resumo: Este artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). Também estudou-se os textos mais recentes de Gruschka (2014) e outros autores que refletiram sobre o caminho que a educação vem apontando na últimas décadas. A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.
id UFRGS-13_005c0172638572b3525055b18381504f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/65575
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEAEnsino em AdministraçãoSemiformaçãoTeoria CríticaEste artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). Também estudou-se os textos mais recentes de Gruschka (2014) e outros autores que refletiram sobre o caminho que a educação vem apontando na últimas décadas. A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresensaioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 1: JAN/ABR 2018; 129-148Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 1: JAN/ABR 2018; 129-148Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 1: JAN/ABR 2018; 129-1481413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575/47949Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaranhão, CarolinaSantos, Flávia Carolini Pereira dosGouveia, Pedro Nunes2018-04-17T13:04:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/65575Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2018-04-17T13:04:54REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
title TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
spellingShingle TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Maranhão, Carolina
Ensino em Administração
Semiformação
Teoria Crítica
title_short TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
title_full TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
title_fullStr TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
title_sort TEORIA CRÍTICA E DIDÁTICA: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
author Maranhão, Carolina
author_facet Maranhão, Carolina
Santos, Flávia Carolini Pereira dos
Gouveia, Pedro Nunes
author_role author
author2 Santos, Flávia Carolini Pereira dos
Gouveia, Pedro Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maranhão, Carolina
Santos, Flávia Carolini Pereira dos
Gouveia, Pedro Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Administração
Semiformação
Teoria Crítica
topic Ensino em Administração
Semiformação
Teoria Crítica
description Este artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). Também estudou-se os textos mais recentes de Gruschka (2014) e outros autores que refletiram sobre o caminho que a educação vem apontando na últimas décadas. A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/65575/47949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 1: JAN/ABR 2018; 129-148
Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 1: JAN/ABR 2018; 129-148
Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 1: JAN/ABR 2018; 129-148
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766205537452032