Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018 |
Resumo: | Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes. |
id |
UFRGS-13_175b5add9700f9849164fb25cea197a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/121018 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativaMarketing SocialEcossistemas de NegócioIntegraçãoEste ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-207Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-207Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-2071413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018/84710Copyright (c) 2022 Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Daniel Kamlothttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Rodrigues, Marco AurelioKamlot, Daniel2022-04-28T21:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/121018Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2022-04-28T21:07:59REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
title |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
spellingShingle |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa de Souza Rodrigues, Marco Aurelio Marketing Social Ecossistemas de Negócio Integração |
title_short |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
title_full |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
title_fullStr |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
title_full_unstemmed |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
title_sort |
Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa |
author |
de Souza Rodrigues, Marco Aurelio |
author_facet |
de Souza Rodrigues, Marco Aurelio Kamlot, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Kamlot, Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Rodrigues, Marco Aurelio Kamlot, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Social Ecossistemas de Negócio Integração |
topic |
Marketing Social Ecossistemas de Negócio Integração |
description |
Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018/84710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Daniel Kamlot http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Daniel Kamlot http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-207 Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-207 Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 180-207 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766206193860608 |