Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913 |
Resumo: | A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e da maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0. |
id |
UNIFEI_24df23cf6935a4caf3853b8ecf1767b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38913 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0Interconnections between digital business transformation and Marketing 5.0Interconexiones entre la transformación del negocio digital y el Marketing 5.0Transformação digitalNegócios digitaisMarketing 5.0.Transformación digitalNegocios digitalesMarketing 5.0.Digital transformationDigital businessMarketing 5.0.A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e da maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0.The fourth industrial revolution has provided the digital transformation, even influencing business and marketing. Based on this, this article presents possible interconnections between the digital transformation of businesses and Marketing 5.0. To meet this objective, a comparative analysis was carried out between a set of domains of digital business transformation and the components of Marketing 5.0. This is a qualitative and exploratory theoretical essay based on bibliographical research that involves comparative analysis between the themes in question. As a result, points of convergence were identified between the subjects under study, having as possible points of interconnection the use of digital technologies in interacting with consumers, making business decisions based on data, agility in trying out strategies and in innovation. With the study carried out, it was also verified the importance of developing a digital culture and analytical maturity both in the process of digital business transformation and in the adoption of Marketing 5.0.La cuarta revolución industrial ha proporcionado la transformación digital, influyendo incluso en los negocios y el marketing. Con base en esto, este artículo presenta posibles interconexiones entre la transformación digital de los negocios y el Marketing 5.0. Para cumplir con este objetivo, se realizó un análisis comparativo entre un conjunto de dominios de transformación digital empresarial y los componentes del Marketing 5.0. Este es un ensayo teórico cualitativo y exploratorio basado en una investigación bibliográfica que implica un análisis comparativo entre los temas en cuestión. Como resultado, se identificaron puntos de convergencia entre los temas de estudio, teniendo como posibles puntos de interconexión el uso de las tecnologías digitales en la interacción con los consumidores, la toma de decisiones comerciales basadas en datos, la agilidad en la experimentación de estrategias y en la innovación. Con el estudio realizado también se comprobó la importancia de desarrollar una cultura digital y madurez analítica tanto en el proceso de transformación del negocio digital como en la adopción del Marketing 5.0.Research, Society and Development2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3891310.33448/rsd-v11i17.38913Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e46111738913Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e46111738913Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e461117389132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913/32047Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTolfo, CristianoSantos, Fladimir Fernandes dos 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38913Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:25.049313Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 Interconnections between digital business transformation and Marketing 5.0 Interconexiones entre la transformación del negocio digital y el Marketing 5.0 |
title |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
spellingShingle |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 Tolfo, Cristiano Transformação digital Negócios digitais Marketing 5.0. Transformación digital Negocios digitales Marketing 5.0. Digital transformation Digital business Marketing 5.0. |
title_short |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
title_full |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
title_fullStr |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
title_full_unstemmed |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
title_sort |
Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0 |
author |
Tolfo, Cristiano |
author_facet |
Tolfo, Cristiano Santos, Fladimir Fernandes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fladimir Fernandes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolfo, Cristiano Santos, Fladimir Fernandes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Negócios digitais Marketing 5.0. Transformación digital Negocios digitales Marketing 5.0. Digital transformation Digital business Marketing 5.0. |
topic |
Transformação digital Negócios digitais Marketing 5.0. Transformación digital Negocios digitales Marketing 5.0. Digital transformation Digital business Marketing 5.0. |
description |
A quarta revolução industrial tem proporcionado a transformação digital, influenciando inclusive os negócios e o marketing. Com base nisso, este artigo apresenta possíveis interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Para atender a esse objeto foi realizado uma análise comparativa entre um conjunto de domínios da transformação digital dos negócios e os componentes do Marketing 5.0. Trata-se de ensaio teórico de natureza qualitativa e exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica que envolve a análise comparativa entre os temas em questão. Como resultados, foram identificados pontos de convergência entre os temas objeto de estudo, tendo como possíveis pontos de interligação o uso de tecnologias digitais na interação com os consumidores, a tomada de decisões de negócios baseada em dados, a agilidade na experimentação de estratégias e na inovação. Com o estudo realizado verificou-se também a importância do desenvolvimento da a cultura digital e da maturidade analítica tanto no processo de transformação digital dos negócios, como na adoção do Marketing 5.0. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913 10.33448/rsd-v11i17.38913 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i17.38913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38913/32047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cristiano Tolfo; Fladimir Fernandes dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e46111738913 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e46111738913 Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e46111738913 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052732123643904 |