Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irigaray, Hélio Arthur
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Langerhorst, Alessandro Vendramini, Adorno, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971
Resumo: O objetivo deste estudo é apreender como as diferentes identidades dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas são reconhecidas nas interações sociais. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa empírica com 73 alunos de diferentes gêneros, cores de pele, classes sociais, religiões e orientações sexuais, de quatro instituições de ensino superior. Esta pesquisa é de cunho etnográfico e a coleta de dados se deu por meio de notas de campo e entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise Crítica do Discurso. O campo revelou que os alunos do sexo masculino, brancos, heterossexuais e de alto poder aquisitivo, tornam perigosamente irracionais, na medida em que se engajam em atos de violência moral e física contra seus pares pertencentes a grupos minoritários. Esta violência revelou-se institucionalizada no ambiente acadêmico por meio de micropráticas sociais, e ficou claro que o objetivo das mesmas é a preservação do capital socioeconômico-político, que é assegurado pela hegemonia masculina, a qual se reifica por meio da desqualificação de interesses e direitos legítimos dos alunos que não pertencem ao grupo dominante. As principais implicações deste estudo são a necessidade de reformularmos os conteúdos dos cursos de graduação, bem como a criação e institucionalização de políticas e práticas que coíbam os comentários e comportamentos discriminatórios no ambiente universitário.
id UFRGS-13_1f3f0036681d508a0af5c57c84a7a70f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103971
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?HeterocentrismoGêneroDiscriminaçãoClasse SocialO objetivo deste estudo é apreender como as diferentes identidades dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas são reconhecidas nas interações sociais. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa empírica com 73 alunos de diferentes gêneros, cores de pele, classes sociais, religiões e orientações sexuais, de quatro instituições de ensino superior. Esta pesquisa é de cunho etnográfico e a coleta de dados se deu por meio de notas de campo e entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise Crítica do Discurso. O campo revelou que os alunos do sexo masculino, brancos, heterossexuais e de alto poder aquisitivo, tornam perigosamente irracionais, na medida em que se engajam em atos de violência moral e física contra seus pares pertencentes a grupos minoritários. Esta violência revelou-se institucionalizada no ambiente acadêmico por meio de micropráticas sociais, e ficou claro que o objetivo das mesmas é a preservação do capital socioeconômico-político, que é assegurado pela hegemonia masculina, a qual se reifica por meio da desqualificação de interesses e direitos legítimos dos alunos que não pertencem ao grupo dominante. As principais implicações deste estudo são a necessidade de reformularmos os conteúdos dos cursos de graduação, bem como a criação e institucionalização de políticas e práticas que coíbam os comentários e comportamentos discriminatórios no ambiente universitário.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-399Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-399Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-3991413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971/63719Copyright (c) 2021 Hélio Arthur Irigaray, Alessandro Vendramini Langerhorst, Daniel Adornoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIrigaray, Hélio ArthurLangerhorst, Alessandro VendraminiAdorno, Daniel2021-07-22T20:56:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/103971Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2021-07-22T20:56:24REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
title Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
spellingShingle Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
Irigaray, Hélio Arthur
Heterocentrismo
Gênero
Discriminação
Classe Social
title_short Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
title_full Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
title_fullStr Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
title_full_unstemmed Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
title_sort Vida universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?
author Irigaray, Hélio Arthur
author_facet Irigaray, Hélio Arthur
Langerhorst, Alessandro Vendramini
Adorno, Daniel
author_role author
author2 Langerhorst, Alessandro Vendramini
Adorno, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
Langerhorst, Alessandro Vendramini
Adorno, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Heterocentrismo
Gênero
Discriminação
Classe Social
topic Heterocentrismo
Gênero
Discriminação
Classe Social
description O objetivo deste estudo é apreender como as diferentes identidades dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas são reconhecidas nas interações sociais. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa empírica com 73 alunos de diferentes gêneros, cores de pele, classes sociais, religiões e orientações sexuais, de quatro instituições de ensino superior. Esta pesquisa é de cunho etnográfico e a coleta de dados se deu por meio de notas de campo e entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise Crítica do Discurso. O campo revelou que os alunos do sexo masculino, brancos, heterossexuais e de alto poder aquisitivo, tornam perigosamente irracionais, na medida em que se engajam em atos de violência moral e física contra seus pares pertencentes a grupos minoritários. Esta violência revelou-se institucionalizada no ambiente acadêmico por meio de micropráticas sociais, e ficou claro que o objetivo das mesmas é a preservação do capital socioeconômico-político, que é assegurado pela hegemonia masculina, a qual se reifica por meio da desqualificação de interesses e direitos legítimos dos alunos que não pertencem ao grupo dominante. As principais implicações deste estudo são a necessidade de reformularmos os conteúdos dos cursos de graduação, bem como a criação e institucionalização de políticas e práticas que coíbam os comentários e comportamentos discriminatórios no ambiente universitário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103971/63719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Hélio Arthur Irigaray, Alessandro Vendramini Langerhorst, Daniel Adorno
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Hélio Arthur Irigaray, Alessandro Vendramini Langerhorst, Daniel Adorno
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-399
Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-399
Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 375-399
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206104731648