QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Leander Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lemos, Ricardo Brião, Pereira, Breno Augusto Diniz, Beltrame, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59511
Resumo:  Na área da gestão de pessoas, o estudo da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), por envolver vários aspectos, tem se tornado um fator estratégico importante para melhora da produtividade interna das organizações.  O presente estudo tem como objetivo analisar quais os fatores direcionadores da QVT, com base na percepção de servidores de uma organização pública. A base teórica do artigo se constituiu basicamente por conceitos e modelos sobre a QVT e a apresentação do modelo de Ferreira (2011) que foi tomado como base para o desenvolvimento da pesquisa empírica. O método deste trabalho é uma pesquisa do tipo survey realizado por meio da utilização de um questionário. A população deste estudo são os servidores docentes e técnicos administrativos de uma universidade federal de ensino superior do interior do estado do Rio Grande do Sul. Conseguiu-se 474 questionários respondidos, o que corresponde a um erro amostral de 4,59%. Para a mensuração da opinião dos servidores utilizou-se se uma escala do tipo Likert de cinco pontos. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e estatística multivariada. Como principais resultados pode-se destacar a obtenção de 9 fatores obtidos da análise fatorial exploratória. Para investigar a influência dos fatores encontrados sobre a QVT, realizou-se uma regressão linear múltipla, e verificou-se que os fatores Satisfação no trabalho, Espaço Físico, Oportunidade de crescimento profissional e Relacionamento com os colegas explicam 54,6% do modelo do trabalho. Com a discussão feita sobre os resultados obtidos, conclui-se que o impacto desses fatores não se limita somente a uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, mas também na produtividade deles, no comprometimento deles no trabalho, na saúde do trabalhador e na redução do absenteísmo.
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