Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisabeth Cavalcante dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896
Resumo: Os objetivos do artigo são: distinguir e aproximar duas abordagens de(s)coloniais recentes, que tem contribuído para discussões e práticas de gestão e organizações, nomeadamente as abordagens Decoloniais Latino-Americanas e as Epistemologias do Sul; e analisar artigos científicos sobre gestão e organizações que tem utilizado essas abordagens nos últimos dez anos, com o intuito de destacar como as aproximações entre elas tem contribuído para o campo da gestão e organizações, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Cinco temas se destacaram nos artigos analisados: gestão ambiental, ensino de gestão, gestão em organizações não empresariais, pesquisa relativa a gestão e organizações e gestão internacional. Para cada tema, foram destacados conteúdos referentes aos conceitos de transmodernidade pluriversal, ecologia dos saberes, sociologia das ausências e das emergências. A partir dessa análise, foi possível observar contribuições importantes como a busca por compreensões sobre natureza alternativas às ocidentais; questionamento de pressupostos modernos, como a noção de sustentabilidade; possibilidades de diálogo entre diferentes conhecimentos; ênfase em diferentes modelos organizacionais e de gestão; construção de vínculos de solidariedade entre países; bem como promoção de ensino e pesquisa conectados às histórias e conhecimentos locais.
id UFRGS-13_9cb3c2c174bfd71b0386a6dd8a224e63
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/136896
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizaçõesOs objetivos do artigo são: distinguir e aproximar duas abordagens de(s)coloniais recentes, que tem contribuído para discussões e práticas de gestão e organizações, nomeadamente as abordagens Decoloniais Latino-Americanas e as Epistemologias do Sul; e analisar artigos científicos sobre gestão e organizações que tem utilizado essas abordagens nos últimos dez anos, com o intuito de destacar como as aproximações entre elas tem contribuído para o campo da gestão e organizações, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Cinco temas se destacaram nos artigos analisados: gestão ambiental, ensino de gestão, gestão em organizações não empresariais, pesquisa relativa a gestão e organizações e gestão internacional. Para cada tema, foram destacados conteúdos referentes aos conceitos de transmodernidade pluriversal, ecologia dos saberes, sociologia das ausências e das emergências. A partir dessa análise, foi possível observar contribuições importantes como a busca por compreensões sobre natureza alternativas às ocidentais; questionamento de pressupostos modernos, como a noção de sustentabilidade; possibilidades de diálogo entre diferentes conhecimentos; ênfase em diferentes modelos organizacionais e de gestão; construção de vínculos de solidariedade entre países; bem como promoção de ensino e pesquisa conectados às histórias e conhecimentos locais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896Electronic Review of Administration; Vol. 30 No. 1 (2024): Publicado em 22/04/2024Revista Electrónica de Administración; Vol. 30 Núm. 1 (2024): Publicado em 22/04/2024Revista Eletrônica de Administração; v. 30 n. 1 (2024): Publicado em 22/04/20241413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896/91839Copyright (c) 2023 Elisabeth Cavalcante dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elisabeth Cavalcante dos2024-04-22T12:40:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/136896Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2024-04-22T12:40:27REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
title Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
spellingShingle Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
Santos, Elisabeth Cavalcante dos
title_short Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
title_full Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
title_fullStr Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
title_full_unstemmed Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
title_sort Abordagens de(s)coloniais na gestão e nas organizações
author Santos, Elisabeth Cavalcante dos
author_facet Santos, Elisabeth Cavalcante dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisabeth Cavalcante dos
description Os objetivos do artigo são: distinguir e aproximar duas abordagens de(s)coloniais recentes, que tem contribuído para discussões e práticas de gestão e organizações, nomeadamente as abordagens Decoloniais Latino-Americanas e as Epistemologias do Sul; e analisar artigos científicos sobre gestão e organizações que tem utilizado essas abordagens nos últimos dez anos, com o intuito de destacar como as aproximações entre elas tem contribuído para o campo da gestão e organizações, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Cinco temas se destacaram nos artigos analisados: gestão ambiental, ensino de gestão, gestão em organizações não empresariais, pesquisa relativa a gestão e organizações e gestão internacional. Para cada tema, foram destacados conteúdos referentes aos conceitos de transmodernidade pluriversal, ecologia dos saberes, sociologia das ausências e das emergências. A partir dessa análise, foi possível observar contribuições importantes como a busca por compreensões sobre natureza alternativas às ocidentais; questionamento de pressupostos modernos, como a noção de sustentabilidade; possibilidades de diálogo entre diferentes conhecimentos; ênfase em diferentes modelos organizacionais e de gestão; construção de vínculos de solidariedade entre países; bem como promoção de ensino e pesquisa conectados às histórias e conhecimentos locais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136896/91839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Elisabeth Cavalcante dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Elisabeth Cavalcante dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languages
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 30 No. 1 (2024): Publicado em 22/04/2024
Revista Electrónica de Administración; Vol. 30 Núm. 1 (2024): Publicado em 22/04/2024
Revista Eletrônica de Administração; v. 30 n. 1 (2024): Publicado em 22/04/2024
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766201796132864