MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Filho, Bento Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Rosa, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar os fundamentos da gestão ambiental em empresas localizadas em Goiás que utilizam as chamadas melhores práticas nesta área. Este estado teve um forte crescimento econômico nas últimas quatro décadas, mas as preocupações na área ambiental não necessariamente acompanharam este desenvolvimento. A avaliação tomou como base modelos de maturidade já utilizados pela literatura, que classificam a competência organizacional em gestão ambiental por meio de estágios que evoluem desde a inexperiência até o pleno domínio sobre o assunto. O trabalho de campo incluiu uma investigação sobre as atividades de três organizações em setores de grande relevância no estado: mineração, alimentos e bebidas e setor sucroalcooleiro. Foram realizados estudos de caso múltiplos tendo como principais evidências entrevistas, documentos e publicações sobre o assunto. Algumas empresas não se mostraram predispostas a abrir suas informações referentes à gestão ambiental, o que é compreensível uma vez que o tema envolve questões delicadas como a relação entre a organização e seu meio ambiente. Aquelas que se mostraram abertas para discutir o assunto indicaram estarem bem resolvidas em relação à questão. Foi o caso das três empresas objeto dos estudos de caso múltiplos. Os resultados mostraram que as empresas com alto grau de maturidade em gestão ambiental atuam de forma planejada, com estrutura organizacional dedicada e utilizam como referência padrões internacionais rigorosos sobre o tema. 
id UFRGS-13_a62c78580365108d3fd5249bf54c60df
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/59633
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICASGestão AmbientalImpactos AmbientaisMaturidade AmbientalEste estudo tem por objetivo avaliar os fundamentos da gestão ambiental em empresas localizadas em Goiás que utilizam as chamadas melhores práticas nesta área. Este estado teve um forte crescimento econômico nas últimas quatro décadas, mas as preocupações na área ambiental não necessariamente acompanharam este desenvolvimento. A avaliação tomou como base modelos de maturidade já utilizados pela literatura, que classificam a competência organizacional em gestão ambiental por meio de estágios que evoluem desde a inexperiência até o pleno domínio sobre o assunto. O trabalho de campo incluiu uma investigação sobre as atividades de três organizações em setores de grande relevância no estado: mineração, alimentos e bebidas e setor sucroalcooleiro. Foram realizados estudos de caso múltiplos tendo como principais evidências entrevistas, documentos e publicações sobre o assunto. Algumas empresas não se mostraram predispostas a abrir suas informações referentes à gestão ambiental, o que é compreensível uma vez que o tema envolve questões delicadas como a relação entre a organização e seu meio ambiente. Aquelas que se mostraram abertas para discutir o assunto indicaram estarem bem resolvidas em relação à questão. Foi o caso das três empresas objeto dos estudos de caso múltiplos. Os resultados mostraram que as empresas com alto grau de maturidade em gestão ambiental atuam de forma planejada, com estrutura organizacional dedicada e utilizam como referência padrões internacionais rigorosos sobre o tema. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-134Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-134Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-1341413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633/42778Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Filho, Bento Alvesde Rosa, Fernando2018-04-09T19:42:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/59633Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2018-04-09T19:42:09REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
title MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
spellingShingle MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
Costa Filho, Bento Alves
Gestão Ambiental
Impactos Ambientais
Maturidade Ambiental
title_short MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
title_full MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
title_fullStr MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
title_full_unstemmed MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
title_sort MATURIDADE EM GESTÃO AMBIENTAL: REVISITANDO AS MELHORES PRÁTICAS
author Costa Filho, Bento Alves
author_facet Costa Filho, Bento Alves
de Rosa, Fernando
author_role author
author2 de Rosa, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Filho, Bento Alves
de Rosa, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Ambiental
Impactos Ambientais
Maturidade Ambiental
topic Gestão Ambiental
Impactos Ambientais
Maturidade Ambiental
description Este estudo tem por objetivo avaliar os fundamentos da gestão ambiental em empresas localizadas em Goiás que utilizam as chamadas melhores práticas nesta área. Este estado teve um forte crescimento econômico nas últimas quatro décadas, mas as preocupações na área ambiental não necessariamente acompanharam este desenvolvimento. A avaliação tomou como base modelos de maturidade já utilizados pela literatura, que classificam a competência organizacional em gestão ambiental por meio de estágios que evoluem desde a inexperiência até o pleno domínio sobre o assunto. O trabalho de campo incluiu uma investigação sobre as atividades de três organizações em setores de grande relevância no estado: mineração, alimentos e bebidas e setor sucroalcooleiro. Foram realizados estudos de caso múltiplos tendo como principais evidências entrevistas, documentos e publicações sobre o assunto. Algumas empresas não se mostraram predispostas a abrir suas informações referentes à gestão ambiental, o que é compreensível uma vez que o tema envolve questões delicadas como a relação entre a organização e seu meio ambiente. Aquelas que se mostraram abertas para discutir o assunto indicaram estarem bem resolvidas em relação à questão. Foi o caso das três empresas objeto dos estudos de caso múltiplos. Os resultados mostraram que as empresas com alto grau de maturidade em gestão ambiental atuam de forma planejada, com estrutura organizacional dedicada e utilizam como referência padrões internacionais rigorosos sobre o tema. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59633/42778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-134
Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-134
Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 110-134
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204916695040