A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reatto, Diogo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schmidt Godoy, Arilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369
Resumo: A aprendizagem informal é entendida como aquela baseada na experiência intencional, mas não formalmente estruturada; induzida por um processo de reflexão crítica, ação, pró-atividade e criatividade; incrustada no contexto organizacional e nas práticas cotidianas. Pode ser planejada ou não, embora envolva algum grau de consciência de quem aprende. Sua relevância para o ambiente de trabalho tem sido atestada por vários autores. Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a produção a respeito dessa temática no Brasil, no período de 2006 a 2012. O conjunto de 21 artigos selecionados para fazer parte dessa revisão reúne estudos teóricos e empíricos publicados em periódicos nacionais da área de Administração e avaliados com conceito B2 ou superior pelo WebQualis da CAPES. O estudo envolveu duas etapas. Numa primeira etapa definiram-se as fontes de dados e amostra a ser trabalhada. Uma segunda etapa consistiu na análise dos artigos a partir das seguintes dimensões: foco dos estudos (origem, tema e objetivos), nível de aprendizagem, autores referenciados, perspectivas teóricas, posicionamentos epistemológicos, tipos de pesquisa, dados de contexto da produção e principais achados. Os resultados mostram uma produção dispersa que ainda precisa ser aprimorada em relação aos arcabouços teóricos tomados como referência para o aprofundamento do tema.
id UFRGS-13_b2f7068036d47ecf701865883fad51ce
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/47369
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURASAprendizagem informalAprendizagem no trabalhoAprendizagem nas organizaçõesA aprendizagem informal é entendida como aquela baseada na experiência intencional, mas não formalmente estruturada; induzida por um processo de reflexão crítica, ação, pró-atividade e criatividade; incrustada no contexto organizacional e nas práticas cotidianas. Pode ser planejada ou não, embora envolva algum grau de consciência de quem aprende. Sua relevância para o ambiente de trabalho tem sido atestada por vários autores. Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a produção a respeito dessa temática no Brasil, no período de 2006 a 2012. O conjunto de 21 artigos selecionados para fazer parte dessa revisão reúne estudos teóricos e empíricos publicados em periódicos nacionais da área de Administração e avaliados com conceito B2 ou superior pelo WebQualis da CAPES. O estudo envolveu duas etapas. Numa primeira etapa definiram-se as fontes de dados e amostra a ser trabalhada. Uma segunda etapa consistiu na análise dos artigos a partir das seguintes dimensões: foco dos estudos (origem, tema e objetivos), nível de aprendizagem, autores referenciados, perspectivas teóricas, posicionamentos epistemológicos, tipos de pesquisa, dados de contexto da produção e principais achados. Os resultados mostram uma produção dispersa que ainda precisa ser aprimorada em relação aos arcabouços teóricos tomados como referência para o aprofundamento do tema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-88Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-88Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-881413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369/33233Reatto, DiogoSchmidt Godoy, Arildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-26T19:02:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/47369Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2015-05-26T19:02:46REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
title A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
spellingShingle A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
Reatto, Diogo
Aprendizagem informal
Aprendizagem no trabalho
Aprendizagem nas organizações
title_short A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
title_full A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
title_fullStr A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
title_sort A PRODUÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL: MAPEANDO O TERRENO E RASTREANDO POSSIBILIDADES FUTURAS
author Reatto, Diogo
author_facet Reatto, Diogo
Schmidt Godoy, Arilda
author_role author
author2 Schmidt Godoy, Arilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reatto, Diogo
Schmidt Godoy, Arilda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem informal
Aprendizagem no trabalho
Aprendizagem nas organizações
topic Aprendizagem informal
Aprendizagem no trabalho
Aprendizagem nas organizações
description A aprendizagem informal é entendida como aquela baseada na experiência intencional, mas não formalmente estruturada; induzida por um processo de reflexão crítica, ação, pró-atividade e criatividade; incrustada no contexto organizacional e nas práticas cotidianas. Pode ser planejada ou não, embora envolva algum grau de consciência de quem aprende. Sua relevância para o ambiente de trabalho tem sido atestada por vários autores. Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a produção a respeito dessa temática no Brasil, no período de 2006 a 2012. O conjunto de 21 artigos selecionados para fazer parte dessa revisão reúne estudos teóricos e empíricos publicados em periódicos nacionais da área de Administração e avaliados com conceito B2 ou superior pelo WebQualis da CAPES. O estudo envolveu duas etapas. Numa primeira etapa definiram-se as fontes de dados e amostra a ser trabalhada. Uma segunda etapa consistiu na análise dos artigos a partir das seguintes dimensões: foco dos estudos (origem, tema e objetivos), nível de aprendizagem, autores referenciados, perspectivas teóricas, posicionamentos epistemológicos, tipos de pesquisa, dados de contexto da produção e principais achados. Os resultados mostram uma produção dispersa que ainda precisa ser aprimorada em relação aos arcabouços teóricos tomados como referência para o aprofundamento do tema.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47369/33233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-88
Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-88
Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 57-88
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204741582848