REDE SOCIAL INFORMAL E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÉCNICO EM P&D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniello Ribeiro, Lourdes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodriguez Y Rodriguez, Martius Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/50197
Resumo: No mundo corporativo há um crescente interesse em Gestão de Conhecimento (CG). A capacidade das empresas de compilar o conhecimento acumulado, organizá-lo e torná-lo uma vantagem competitiva, é hoje o grande desafio das empresas modernas. Cada vez mais, as organizações são valoradas por aquilo que sabem. Conhecer a organização, sua cultura e como seus funcionários se relacionam formal ou informalmente, torna-se fundamental para a elaboração de estratégias para implantação de uma GC eficiente. O relacionamento formal é facilmente identificado nos organogramas de qualquer tipo de organização já os relacionamentos informais, que geram grande sinergia, são pouco explorados como forma de compartilhamento de conhecimento.O presente artigo tem como objetivo apresentar como ocorre o relacionamento interpessoal numa gerência geral do CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) que desenvolve projetos de engenharia básica para a indústria do petróleo e gás, identificando seus principais atores através da técnica da Análise das Redes Sociais (ARS). Buscou-se revelar como a amostra de funcionários está organizada, levando-se em consideração quatro fatores de análise, a saber: informação, conhecimento, amizade e confiança. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa através de questionários aplicados aos funcionários da unidade estudada. Para as análises foram utilizadas as ferramentas UCINET e NETDRAW. Como resultados foram identificados os principais atores dos quatro fatores de análise e qual o relacionamento entre o grupo. Verificou-se gargalo na transferência de informação e conhecimento bem como pouca interação entre as gerências estudadas.
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