Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Junior, Anário Dornelles
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/54566
Resumo: FALSEAMENTO DA REALIDADE DO DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO DISTORTION OF THE REALITY OF THE UNIVERSAL RIGHT TO EDUCATION Anário Dornelles Rocha Junior* RESUMO: A pesquisa compreende analisar os preceitos ideológicos inseridos nos marcos reguladores da educação apresentados sob a forma de direito universal da pessoa e da coletividade humana e o tipo de educação que está sendo aplicado na realidade, alinhados aos pressupostos liberais derivados dos instrumentos jurídicos, sob o fim de auxiliar os estudos acerca do direito, educação, ideologia e, tem, como objetivo: a) compreender o caráter ideológico presente na educação como garantia universal; b) verificar os meios utilizados pelo Estado para disseminar sua visão de mundo acerca do direito a educação. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se à pesquisa qualitativa documental, com caráter exploratório, visando identificar os condicionantes legais e seus efeitos na educação, especificamente na prática pedagógica e o conceito de Ideologia, no Direito, no Estado e na Educação. As análises documentais da ideologia presente na educação são evidentes na legislação sob a vertente das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, especificamente a lei 9.394/96; e na Constituição Federal de 1988. A base teórica de análises da realidade parte dos pressupostos de ideologia em diferentes autores como Marx (1998), Lowy (2003) e Duarte (2008). Conclui-se que a legislação educacional induz um sentido de educação nos diferentes momentos históricos, privilegiando a ação de controle, coerção, repressão e submissão a ordem estabelecida. Neste sentido o destino do aluno, via ato educativo, está impregnado de certa visão de mundo quanto ao que seja seu direito à educação universal formal/material e o direito do outro, tendo em vista os diferentes sujeitos numa dada sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Direito universal à educação. Educação e Ideologia. Legislação e Ideologia. Estado. ABSTRACT: The research comprises analyzing the ideological precepts inserted in the regulatory frameworks of education presented in the form of universal right of the person and the human collectivity and the kind of education that is being applied in reality, aligned to liberal assumptions derived from legal instruments, in order to assist the studies about law, education, ideology, and has, as its objective: a) to comprehend the ideological character that prevails in the education as universal guarantee; b) to verify the methods used by the State to disseminate its worldview about the right to education. The methodological procedures resorted refer to documental qualitative research with exploratory character, aiming to identify the legal determinants and its effects on education, specifically on the pedagogical practice and the concept of Ideology in Law, State, and Education. The documental analysis of the ideology that prevails in education is evident in the legislation under the aspect of the Laws of Guidelines and Bases of the Education, specifically the law 9394/96; and the Federal Constitution of 1988. The theoretical basis of analysis of the reality is founded on assumptions of ideology of different authors such as Marx (1998), Lowy (2003), and Duarte (2008). It is concluded that the education laws induce a sense of education in different historical moments, favoring the action of control, coercion, repression and submission to the established order. In this sense the fate of the student, through the educational act, is redolent of a certain worldview regarding what is his procedural/substantive right to universal education and the right of the other, considering the different subjects in a particular society. KEYWORDS: Universal Right to Education. Education and Ideology. Legislation and Ideology. State.* Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUCGO). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Público pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
id UFRGS-14_42409524d8a377f600daba44ab0e3d11
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/54566
network_acronym_str UFRGS-14
network_name_str Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)
repository_id_str
spelling Falseamento da Realidade do Direito Universal à EducaçãoDireito ConstitucionalDireito PúblicoDireito socialDireitos HumanosDireito à EducaçãoFALSEAMENTO DA REALIDADE DO DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO DISTORTION OF THE REALITY OF THE UNIVERSAL RIGHT TO EDUCATION Anário Dornelles Rocha Junior* RESUMO: A pesquisa compreende analisar os preceitos ideológicos inseridos nos marcos reguladores da educação apresentados sob a forma de direito universal da pessoa e da coletividade humana e o tipo de educação que está sendo aplicado na realidade, alinhados aos pressupostos liberais derivados dos instrumentos jurídicos, sob o fim de auxiliar os estudos acerca do direito, educação, ideologia e, tem, como objetivo: a) compreender o caráter ideológico presente na educação como garantia universal; b) verificar os meios utilizados pelo Estado para disseminar sua visão de mundo acerca do direito a educação. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se à pesquisa qualitativa documental, com caráter exploratório, visando identificar os condicionantes legais e seus efeitos na educação, especificamente na prática pedagógica e o conceito de Ideologia, no Direito, no Estado e na Educação. As análises documentais da ideologia presente na educação são evidentes na legislação sob a vertente das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, especificamente a lei 9.394/96; e na Constituição Federal de 1988. A base teórica de análises da realidade parte dos pressupostos de ideologia em diferentes autores como Marx (1998), Lowy (2003) e Duarte (2008). Conclui-se que a legislação educacional induz um sentido de educação nos diferentes momentos históricos, privilegiando a ação de controle, coerção, repressão e submissão a ordem estabelecida. Neste sentido o destino do aluno, via ato educativo, está impregnado de certa visão de mundo quanto ao que seja seu direito à educação universal formal/material e o direito do outro, tendo em vista os diferentes sujeitos numa dada sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Direito universal à educação. Educação e Ideologia. Legislação e Ideologia. Estado. ABSTRACT: The research comprises analyzing the ideological precepts inserted in the regulatory frameworks of education presented in the form of universal right of the person and the human collectivity and the kind of education that is being applied in reality, aligned to liberal assumptions derived from legal instruments, in order to assist the studies about law, education, ideology, and has, as its objective: a) to comprehend the ideological character that prevails in the education as universal guarantee; b) to verify the methods used by the State to disseminate its worldview about the right to education. The methodological procedures resorted refer to documental qualitative research with exploratory character, aiming to identify the legal determinants and its effects on education, specifically on the pedagogical practice and the concept of Ideology in Law, State, and Education. The documental analysis of the ideology that prevails in education is evident in the legislation under the aspect of the Laws of Guidelines and Bases of the Education, specifically the law 9394/96; and the Federal Constitution of 1988. The theoretical basis of analysis of the reality is founded on assumptions of ideology of different authors such as Marx (1998), Lowy (2003), and Duarte (2008). It is concluded that the education laws induce a sense of education in different historical moments, favoring the action of control, coercion, repression and submission to the established order. In this sense the fate of the student, through the educational act, is redolent of a certain worldview regarding what is his procedural/substantive right to universal education and the right of the other, considering the different subjects in a particular society. KEYWORDS: Universal Right to Education. Education and Ideology. Legislation and Ideology. State.* Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUCGO). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Público pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/5456610.22456/2317-8558.54566Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 10 No. 2 (2015): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGSCadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 10 n. 2 (2015): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS2317-85581678-5029reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/54566/35408Rocha Junior, Anário Dornellesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-21T11:27:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/54566Revistahttp://seer.ufrgs.br/ppgdirPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/oai||revistappgdir@ufrgs.br2317-85581678-5029opendoar:2015-11-21T11:27Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
title Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
spellingShingle Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
Rocha Junior, Anário Dornelles
Direito Constitucional
Direito Público
Direito social
Direitos Humanos
Direito à Educação
title_short Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
title_full Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
title_fullStr Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
title_full_unstemmed Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
title_sort Falseamento da Realidade do Direito Universal à Educação
author Rocha Junior, Anário Dornelles
author_facet Rocha Junior, Anário Dornelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Junior, Anário Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Constitucional
Direito Público
Direito social
Direitos Humanos
Direito à Educação
topic Direito Constitucional
Direito Público
Direito social
Direitos Humanos
Direito à Educação
description FALSEAMENTO DA REALIDADE DO DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO DISTORTION OF THE REALITY OF THE UNIVERSAL RIGHT TO EDUCATION Anário Dornelles Rocha Junior* RESUMO: A pesquisa compreende analisar os preceitos ideológicos inseridos nos marcos reguladores da educação apresentados sob a forma de direito universal da pessoa e da coletividade humana e o tipo de educação que está sendo aplicado na realidade, alinhados aos pressupostos liberais derivados dos instrumentos jurídicos, sob o fim de auxiliar os estudos acerca do direito, educação, ideologia e, tem, como objetivo: a) compreender o caráter ideológico presente na educação como garantia universal; b) verificar os meios utilizados pelo Estado para disseminar sua visão de mundo acerca do direito a educação. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se à pesquisa qualitativa documental, com caráter exploratório, visando identificar os condicionantes legais e seus efeitos na educação, especificamente na prática pedagógica e o conceito de Ideologia, no Direito, no Estado e na Educação. As análises documentais da ideologia presente na educação são evidentes na legislação sob a vertente das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, especificamente a lei 9.394/96; e na Constituição Federal de 1988. A base teórica de análises da realidade parte dos pressupostos de ideologia em diferentes autores como Marx (1998), Lowy (2003) e Duarte (2008). Conclui-se que a legislação educacional induz um sentido de educação nos diferentes momentos históricos, privilegiando a ação de controle, coerção, repressão e submissão a ordem estabelecida. Neste sentido o destino do aluno, via ato educativo, está impregnado de certa visão de mundo quanto ao que seja seu direito à educação universal formal/material e o direito do outro, tendo em vista os diferentes sujeitos numa dada sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Direito universal à educação. Educação e Ideologia. Legislação e Ideologia. Estado. ABSTRACT: The research comprises analyzing the ideological precepts inserted in the regulatory frameworks of education presented in the form of universal right of the person and the human collectivity and the kind of education that is being applied in reality, aligned to liberal assumptions derived from legal instruments, in order to assist the studies about law, education, ideology, and has, as its objective: a) to comprehend the ideological character that prevails in the education as universal guarantee; b) to verify the methods used by the State to disseminate its worldview about the right to education. The methodological procedures resorted refer to documental qualitative research with exploratory character, aiming to identify the legal determinants and its effects on education, specifically on the pedagogical practice and the concept of Ideology in Law, State, and Education. The documental analysis of the ideology that prevails in education is evident in the legislation under the aspect of the Laws of Guidelines and Bases of the Education, specifically the law 9394/96; and the Federal Constitution of 1988. The theoretical basis of analysis of the reality is founded on assumptions of ideology of different authors such as Marx (1998), Lowy (2003), and Duarte (2008). It is concluded that the education laws induce a sense of education in different historical moments, favoring the action of control, coercion, repression and submission to the established order. In this sense the fate of the student, through the educational act, is redolent of a certain worldview regarding what is his procedural/substantive right to universal education and the right of the other, considering the different subjects in a particular society. KEYWORDS: Universal Right to Education. Education and Ideology. Legislation and Ideology. State.* Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUCGO). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Público pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Review
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/54566
10.22456/2317-8558.54566
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/54566
identifier_str_mv 10.22456/2317-8558.54566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/54566/35408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 10 No. 2 (2015): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 10 n. 2 (2015): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS
2317-8558
1678-5029
reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)
collection Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799767000682070016