Promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase: intervenção educativa à luz da teoria de Orem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Jeane Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Karine Nascimento da, Barbosa, Rayanne de Sousa, Viana, Maria Corina Amaral, Oliveira, Dayanne Rakelly de, Cavalcante, Edilma Gomes Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117692
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência da promoção do autocuidado de pessoas com hanseníase durante a realização de intervenções educativas à luz da teoria de Orem.Método: Relato de experiência de uma intervenção educativa. A análise foi realizada à luz da Teoria dos Sistemas de Enfermagem, de Orem, no sistema apoio-educação.Resultados: As orientações para o autocuidado levaram em consideração ações para prevenir o ressecamento nasal e promover a diminuição da sensibilidade, edema nas articulações, dor e ressecamento nas mãos e pés.Considerações finais: a intervenção educativa para promoção do autocuidado favoreceu o protagonismo da pessoa com hanseníase que passou a realizar os cuidados preventivos com continuidade e autonomia.Palavras-chave: Hanseníase. Autocuidado. Teoria de enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.
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