Reorientação da formação do enfermeiro: análise a partir dos seus protagonistas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68457 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as mudanças que ocorreram na formação do enfermeiro a partir do programa Pró-Saúde e as suas repercussões na prática profissional de egressos destes cursos.Método: Estudo de caso coletivo realizado na região Sul do Brasil. Os casos foram cursos de enfermagem contemplados com o programa Pró-Saúde. Foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde, docentes, alunos e egressos dos casos, observação das atividades teórico-práticas em unidades básicas de saúde e análise documental do Projeto Político-Pedagógico dos cursos no ano de 2015. A organização e análise dos dados foram guiadas por perguntas analíticas.Resultados: Os reflexos do programa estão presentes na reorientação curricular dos cursos, estímulo e fortalecimento da educação permanente e integração ensino-serviço.Conclusões: O programa é reconhecido pelo seu impacto na formação e processo de trabalhos dos egressos. Contudo, é necessário criar políticas locais para garantir a sustentabilidade das ações de integração ensino-serviço.Palavras-chave: Ensino superior. Currículo. Serviços de integração docente-assistencial. |
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Reorientação da formação do enfermeiro: análise a partir dos seus protagonistasEnsino SuperiorCurrículoIntegração Docente-AssistencialEducação em Enfermagem.Objetivo: Analisar as mudanças que ocorreram na formação do enfermeiro a partir do programa Pró-Saúde e as suas repercussões na prática profissional de egressos destes cursos.Método: Estudo de caso coletivo realizado na região Sul do Brasil. Os casos foram cursos de enfermagem contemplados com o programa Pró-Saúde. Foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde, docentes, alunos e egressos dos casos, observação das atividades teórico-práticas em unidades básicas de saúde e análise documental do Projeto Político-Pedagógico dos cursos no ano de 2015. A organização e análise dos dados foram guiadas por perguntas analíticas.Resultados: Os reflexos do programa estão presentes na reorientação curricular dos cursos, estímulo e fortalecimento da educação permanente e integração ensino-serviço.Conclusões: O programa é reconhecido pelo seu impacto na formação e processo de trabalhos dos egressos. Contudo, é necessário criar políticas locais para garantir a sustentabilidade das ações de integração ensino-serviço.Palavras-chave: Ensino superior. Currículo. Serviços de integração docente-assistencial.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa. Estudo de caso coletivo.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68457Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de EnfermagemRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68457/40700https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68457/40701Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessReibnitz, Kenya SchmidtKloh, DaianaCorrêa, Aline BússoloLima, Margarete Maria de2017-08-08T19:18:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/68457Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:18:56Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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