REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nietsche, Elisabeta Albertina, dos Santos, Solange Capaverde, Teixeira, Joice Ane, Bottega, Janilene Camara, Nicola, Glaucia Dal Omo, Ilha, Silomar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de conhecer como a morte e o ensino sobre a morte e o morrer têmsido abordados em publicações científicas na área da saúde. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Literaturada América Latina e Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem, com os descritores “morte” e“ensino”. O levantamento abrangeu as publicações nacionais indexadas entre 1998 a 2010, sendo identificados 14artigos que compuseram o corpus do estudo. Os resultados apontaram que há despreparo dos discentes, docentese demais profissionais da saúde para trabalhar com a morte, já que receberam pouco ou nenhum preparo em suaformação. Então, estimular as produções científicas nessa temática potencializa maior difusão desse conhecimentoespecífico e auxilia na preparação e formação dos profissionais para o enfrentamento do morrer e da morte.
id UFRGS-15_2d017df6027b4a9265de6768ea3a226d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22407
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICOMorteEnsinoEnfermagemTrata-se de uma revisão integrativa com objetivo de conhecer como a morte e o ensino sobre a morte e o morrer têmsido abordados em publicações científicas na área da saúde. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Literaturada América Latina e Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem, com os descritores “morte” e“ensino”. O levantamento abrangeu as publicações nacionais indexadas entre 1998 a 2010, sendo identificados 14artigos que compuseram o corpus do estudo. Os resultados apontaram que há despreparo dos discentes, docentese demais profissionais da saúde para trabalhar com a morte, já que receberam pouco ou nenhum preparo em suaformação. Então, estimular as produções científicas nessa temática potencializa maior difusão desse conhecimentoespecífico e auxilia na preparação e formação dos profissionais para o enfrentamento do morrer e da morte.Escola de Enfermagem da UFRGS2012-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 3 (2012); 190-197Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 3 (2012); 190-1971983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407/27252Rodrigues de Lima, Márcia GabrielaNietsche, Elisabeta Albertinados Santos, Solange CapaverdeTeixeira, Joice AneBottega, Janilene CamaraNicola, Glaucia Dal OmoIlha, Silomarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-21T19:32:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/22407Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-21T19:32:01Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
title REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
spellingShingle REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Morte
Ensino
Enfermagem
title_short REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
title_full REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
title_fullStr REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
title_full_unstemmed REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
title_sort REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO
author Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
author_facet Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Nietsche, Elisabeta Albertina
dos Santos, Solange Capaverde
Teixeira, Joice Ane
Bottega, Janilene Camara
Nicola, Glaucia Dal Omo
Ilha, Silomar
author_role author
author2 Nietsche, Elisabeta Albertina
dos Santos, Solange Capaverde
Teixeira, Joice Ane
Bottega, Janilene Camara
Nicola, Glaucia Dal Omo
Ilha, Silomar
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela
Nietsche, Elisabeta Albertina
dos Santos, Solange Capaverde
Teixeira, Joice Ane
Bottega, Janilene Camara
Nicola, Glaucia Dal Omo
Ilha, Silomar
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Ensino
Enfermagem
topic Morte
Ensino
Enfermagem
description Trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de conhecer como a morte e o ensino sobre a morte e o morrer têmsido abordados em publicações científicas na área da saúde. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Literaturada América Latina e Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem, com os descritores “morte” e“ensino”. O levantamento abrangeu as publicações nacionais indexadas entre 1998 a 2010, sendo identificados 14artigos que compuseram o corpus do estudo. Os resultados apontaram que há despreparo dos discentes, docentese demais profissionais da saúde para trabalhar com a morte, já que receberam pouco ou nenhum preparo em suaformação. Então, estimular as produções científicas nessa temática potencializa maior difusão desse conhecimentoespecífico e auxilia na preparação e formação dos profissionais para o enfrentamento do morrer e da morte.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22407/27252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 3 (2012); 190-197
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 3 (2012); 190-197
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766334003740672