Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946 |
Resumo: | Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem. |
id |
UFC-16_1d45adf48585d5f6c20fc87bc4a48e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4946 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmicaEducaçãoMorteEnfermagem.Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.Universidade Federal do Ceará2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 512-519Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 512-5192175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946/3647Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Márcia Gabriela Rodrigues deNietsche, Elisabeta Albertina2018-12-04T15:20:51Zoai:periodicos.ufc:article/4946Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:20:51Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
title |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
spellingShingle |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de Educação Morte Enfermagem. |
title_short |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
title_full |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
title_fullStr |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
title_sort |
Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica |
author |
Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de |
author_facet |
Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de Nietsche, Elisabeta Albertina |
author_role |
author |
author2 |
Nietsche, Elisabeta Albertina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de Nietsche, Elisabeta Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Morte Enfermagem. |
topic |
Educação Morte Enfermagem. |
description |
Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946/3647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 512-519 Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 512-519 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174729667248128 |