Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nietsche, Elisabeta Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946
Resumo: Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.
id UFC-16_1d45adf48585d5f6c20fc87bc4a48e18
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4946
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmicaEducaçãoMorteEnfermagem.Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.Universidade Federal do Ceará2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 512-519Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 512-5192175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946/3647Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Márcia Gabriela Rodrigues deNietsche, Elisabeta Albertina2018-12-04T15:20:51Zoai:periodicos.ufc:article/4946Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:20:51Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
title Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
spellingShingle Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de
Educação
Morte
Enfermagem.
title_short Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
title_full Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
title_fullStr Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
title_full_unstemmed Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
title_sort Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica
author Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de
author_facet Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de
Nietsche, Elisabeta Albertina
author_role author
author2 Nietsche, Elisabeta Albertina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de
Nietsche, Elisabeta Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Morte
Enfermagem.
topic Educação
Morte
Enfermagem.
description Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946/3647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 512-519
Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 512-519
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174729667248128