Cuidado clínico de enfermagem fundamentado em Parse: contribuição no processo de transcendência de transplantados cardíacos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Furtado Barros, Lia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Fátima da Silva, Lúcia, Cavalcante Guedes, Maria Vilani, Mendes de Paula Pessoa, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/60658
Resumo: Objetivo: Identificar como os cuidados clínicos e educativos de enfermagem, fundamentados na Teoria Human Becoming, contribuem para o processo de transcendência das pessoas transplantadas cardíacas na busca do bem viver.Método: Pesquisa-intervenção desenvolvida com quatro transplantados cardíacos vinculados a um Hospital de referência em transplantes do Ceará. Dados coletados em 2014, mediante entrevistas, analisados pelo referencial teórico de Parse e literatura pertinente.Resultados: Os significados de viver como transplantado cardíaco revelaram ambiguidade, mostrando satisfação e insatisfação. Restrições alimentares, dificuldades com a medicação e curiosidade acerca do transplante foram apontadas como desarmonias que envolvem o processo. Visando a mobilização da transcendência, foi desenvolvido um cuidado educativo com os temas alimentação saudável, rejeição do órgão, uso de imunossupressores e curiosidades sobre o transplante cardíaco.Conclusão: O cuidado educativo, fundamentado em Parse, favorece a tomada de decisão e a autonomia dos sujeitos diante de sua saúde, contribuindo para a transcendência na busca do bem viver.Palavras-chave: Teoria de enfermagem. Transplante de coração. Educação em saúde.
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