CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA ENFERMEIROS DOCENTES NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piexak, Diéssica Roggia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Backes, Dirce Stein, Santos, Silvana Sidney Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/30966
Resumo: O cuidado de enfermagem complexo é condição essencial para a compreensão do ser humano como singular e multidimensional. Assim, objetivou-se conhecer o significado do cuidado de enfermagem para enfermeiros docentes, na perspectiva da complexidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com sete enfermeiros docentes deum curso de enfermagem de nível superior da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados no mês de novembro de 2011, por meio do grupo focal, a partir de três encontros, sistematizados com temáticas que contemplassem o objetivo deste estudo. Para a análise de dados, foi utilizada a análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram o cuidado de enfermagem como construção singular que vai além de um cuidado técnico-prescritivo, pontual e linear. Conclui-se que o cuidado de enfermagem não pode ser concebido como açãoreducionista, mas como construção singular, que envolve interações, reflexões e autoconhecimento.
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