Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Figueiredo, Amélia Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.
id UFRGS-15_5988604c3de24a58c5f03c57cc02ff5c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/66360
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literaturaAprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44624https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44625Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRomeiro, JoanaFigueiredo, Amélia Simões2018-03-19T14:09:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/66360Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-03-19T14:09:55Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
title Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
spellingShingle Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
Romeiro, Joana
Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.
title_short Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
title_full Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
title_sort Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
author Romeiro, Joana
author_facet Romeiro, Joana
Figueiredo, Amélia Simões
author_role author
author2 Figueiredo, Amélia Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romeiro, Joana
Figueiredo, Amélia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.
topic Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.
description Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44624
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766336954433536