Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360 |
Resumo: | Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente. |
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Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literaturaAprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 3 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 3 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44624https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66360/44625Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRomeiro, JoanaFigueiredo, Amélia Simões2018-03-19T14:09:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/66360Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-03-19T14:09:55Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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