Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Lolita
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Paixão, CArina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453
Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar as características dos pacientes portadores de disfagia decorrente de um acidente cerebrovascular em relação à idade, fatores de risco, episódios de acidente vascular cerebral (AVC) e grau de dificuldade para deglutir em função da consistência dos alimentos. Estudo transversal com 30 pacientes através da técnica da entrevista. Os resultados mostraram média de idade de 73,6 (± 9,55) anos, sendo 76,47% de mulheres, todos hipertensos e a metade diabéticos (58,82%). Todos tiveram acidente vascular isquêmico. Não se encontrou associação entre disfagia e idade nem com a frequência de episódios de AVC. Pacientes com hipertensão e diabetes apresentam maior chance para a disfagia. Constatou-se que a dificuldade de deglutição para líquidos é maior que os pacientes com disfagia são idosos com vários fatores de risco diante do que o enfermeiro deve orientar para uma alimentação segura diminuindo complicações como a pneumonia e a desnutrição.
id UFRGS-15_5d18d8511c3e403f61eda68b6e8a1c7b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12453
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar públicodeglutiçãoenfermagemacidente vascular cerebralEste artigo teve como objetivo identificar as características dos pacientes portadores de disfagia decorrente de um acidente cerebrovascular em relação à idade, fatores de risco, episódios de acidente vascular cerebral (AVC) e grau de dificuldade para deglutir em função da consistência dos alimentos. Estudo transversal com 30 pacientes através da técnica da entrevista. Os resultados mostraram média de idade de 73,6 (± 9,55) anos, sendo 76,47% de mulheres, todos hipertensos e a metade diabéticos (58,82%). Todos tiveram acidente vascular isquêmico. Não se encontrou associação entre disfagia e idade nem com a frequência de episódios de AVC. Pacientes com hipertensão e diabetes apresentam maior chance para a disfagia. Constatou-se que a dificuldade de deglutição para líquidos é maior que os pacientes com disfagia são idosos com vários fatores de risco diante do que o enfermeiro deve orientar para uma alimentação segura diminuindo complicações como a pneumonia e a desnutrição.Escola de Enfermagem da UFRGS2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 2 (2010); 262Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 2 (2010); 2621983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453/10234da Silva, LolitaPaixão, CArina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-19T13:45:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/12453Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2010-11-19T13:45:48Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
title Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
spellingShingle Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
da Silva, Lolita
deglutição
enfermagem
acidente vascular cerebral
title_short Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
title_full Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
title_fullStr Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
title_full_unstemmed Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
title_sort Características de pacientes disfágicos em serviço de atendimento domiciliar público
author da Silva, Lolita
author_facet da Silva, Lolita
Paixão, CArina Teixeira
author_role author
author2 Paixão, CArina Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Lolita
Paixão, CArina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv deglutição
enfermagem
acidente vascular cerebral
topic deglutição
enfermagem
acidente vascular cerebral
description Este artigo teve como objetivo identificar as características dos pacientes portadores de disfagia decorrente de um acidente cerebrovascular em relação à idade, fatores de risco, episódios de acidente vascular cerebral (AVC) e grau de dificuldade para deglutir em função da consistência dos alimentos. Estudo transversal com 30 pacientes através da técnica da entrevista. Os resultados mostraram média de idade de 73,6 (± 9,55) anos, sendo 76,47% de mulheres, todos hipertensos e a metade diabéticos (58,82%). Todos tiveram acidente vascular isquêmico. Não se encontrou associação entre disfagia e idade nem com a frequência de episódios de AVC. Pacientes com hipertensão e diabetes apresentam maior chance para a disfagia. Constatou-se que a dificuldade de deglutição para líquidos é maior que os pacientes com disfagia são idosos com vários fatores de risco diante do que o enfermeiro deve orientar para uma alimentação segura diminuindo complicações como a pneumonia e a desnutrição.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12453/10234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 2 (2010); 262
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 2 (2010); 262
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766332847161344