Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto,Gisele de Sant'Ana, Gomes,Regina Helena Senff, Santos,Rosane Sampaio, Leonor,Verena Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801939
Resumo: RESUMO: Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes com Acidente Vascular Encefálico e disfagia neurogênica. Métodos: estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo, realizado no Setor de Neurologia de um Hospital de Ensino, em Curitiba- Paraná. A amostra foi constituída de 35 indivíduos com Acidente Vascular Encefálico e queixa de disfagia. Os dados foram coletados por meio de questionário para avaliação da qualidade de vida em disfagia. Resultados: nas variáveis sociodemográficas houve predomínio de homens, idosos, brancos, casados e primeiro grau incompleto. A avaliação de qualidade de vida demonstrou que os domínios que apresentaram alterações foram os que investigam como a alteração da deglutição tem afetado o aspecto social dos participantes. A correlação de Mann-Whitney evidenciou significância estatística (p < 5) quando relacionou a deglutição como um fardo com o tempo de se alimentar (p 0,002), frequência dos sintomas (p <0,001), saúde mental (p <0,001) e fadiga (p <0,001). Conclusão: o levantamento estatístico comprovou o impacto causado pela disfagia neurogênica na qualidade de vida dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico, representado pelas alterações encontradas nos resultados de avalição da qualidade de vida. Na correlação de Mann-Whitney, ao se realizar os cruzamentos entre os domínios do instrumento, os dados evidenciaram significância estatística quanto ao tempo de alimentação, medo de se alimentar, saúde mental, social e fadiga, que causam prejuízo na qualidade de vida dos pacientes com disfagia neurogênica.
id CEFAC-1_399b9730562dc921224e9ab7ec52a2e6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000801939
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênicaQualidade de VidaTranstornos da DeglutiçãoAcidente Vascular CerebralRESUMO: Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes com Acidente Vascular Encefálico e disfagia neurogênica. Métodos: estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo, realizado no Setor de Neurologia de um Hospital de Ensino, em Curitiba- Paraná. A amostra foi constituída de 35 indivíduos com Acidente Vascular Encefálico e queixa de disfagia. Os dados foram coletados por meio de questionário para avaliação da qualidade de vida em disfagia. Resultados: nas variáveis sociodemográficas houve predomínio de homens, idosos, brancos, casados e primeiro grau incompleto. A avaliação de qualidade de vida demonstrou que os domínios que apresentaram alterações foram os que investigam como a alteração da deglutição tem afetado o aspecto social dos participantes. A correlação de Mann-Whitney evidenciou significância estatística (p < 5) quando relacionou a deglutição como um fardo com o tempo de se alimentar (p 0,002), frequência dos sintomas (p <0,001), saúde mental (p <0,001) e fadiga (p <0,001). Conclusão: o levantamento estatístico comprovou o impacto causado pela disfagia neurogênica na qualidade de vida dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico, representado pelas alterações encontradas nos resultados de avalição da qualidade de vida. Na correlação de Mann-Whitney, ao se realizar os cruzamentos entre os domínios do instrumento, os dados evidenciaram significância estatística quanto ao tempo de alimentação, medo de se alimentar, saúde mental, social e fadiga, que causam prejuízo na qualidade de vida dos pacientes com disfagia neurogênica.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801939Revista CEFAC v.17 n.6 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517619114info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar,Maria do Rocio de FariaPinto,Gisele de Sant'AnaGomes,Regina Helena SenffSantos,Rosane SampaioLeonor,Verena Diaspor2016-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000801939Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-01-18T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
title Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Qualidade de Vida
Transtornos da Deglutição
Acidente Vascular Cerebral
title_short Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
title_full Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
title_sort Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica
author Gaspar,Maria do Rocio de Faria
author_facet Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Pinto,Gisele de Sant'Ana
Gomes,Regina Helena Senff
Santos,Rosane Sampaio
Leonor,Verena Dias
author_role author
author2 Pinto,Gisele de Sant'Ana
Gomes,Regina Helena Senff
Santos,Rosane Sampaio
Leonor,Verena Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Pinto,Gisele de Sant'Ana
Gomes,Regina Helena Senff
Santos,Rosane Sampaio
Leonor,Verena Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Transtornos da Deglutição
Acidente Vascular Cerebral
topic Qualidade de Vida
Transtornos da Deglutição
Acidente Vascular Cerebral
description RESUMO: Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes com Acidente Vascular Encefálico e disfagia neurogênica. Métodos: estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo, realizado no Setor de Neurologia de um Hospital de Ensino, em Curitiba- Paraná. A amostra foi constituída de 35 indivíduos com Acidente Vascular Encefálico e queixa de disfagia. Os dados foram coletados por meio de questionário para avaliação da qualidade de vida em disfagia. Resultados: nas variáveis sociodemográficas houve predomínio de homens, idosos, brancos, casados e primeiro grau incompleto. A avaliação de qualidade de vida demonstrou que os domínios que apresentaram alterações foram os que investigam como a alteração da deglutição tem afetado o aspecto social dos participantes. A correlação de Mann-Whitney evidenciou significância estatística (p < 5) quando relacionou a deglutição como um fardo com o tempo de se alimentar (p 0,002), frequência dos sintomas (p <0,001), saúde mental (p <0,001) e fadiga (p <0,001). Conclusão: o levantamento estatístico comprovou o impacto causado pela disfagia neurogênica na qualidade de vida dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico, representado pelas alterações encontradas nos resultados de avalição da qualidade de vida. Na correlação de Mann-Whitney, ao se realizar os cruzamentos entre os domínios do instrumento, os dados evidenciaram significância estatística quanto ao tempo de alimentação, medo de se alimentar, saúde mental, social e fadiga, que causam prejuízo na qualidade de vida dos pacientes com disfagia neurogênica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801939
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201517619114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.6 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580518764544