Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem. |
id |
UFRGS-15_5d24d8910290dfaadfca555148383066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63782 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professoresPrática profissionalEducação em enfermagemCuidados de enfermagemObjetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 4 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 4 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40252https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40253Tonhom, Silvia Franco da RochaMoraes, Magali Aparecida AlvesPineiro, Osmi Lázaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T12:47:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/63782Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-02-13T12:47:05Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
title |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
spellingShingle |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores Tonhom, Silvia Franco da Rocha Prática profissional Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
title_short |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
title_full |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
title_fullStr |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
title_full_unstemmed |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
title_sort |
Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores |
author |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha |
author_facet |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha Moraes, Magali Aparecida Alves Pineiro, Osmi Lázaro |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Magali Aparecida Alves Pineiro, Osmi Lázaro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha Moraes, Magali Aparecida Alves Pineiro, Osmi Lázaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
topic |
Prática profissional Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
description |
Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40252 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 4 (2016) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 4 (2016) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766336474185728 |