Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moraes, Magali Aparecida Alves, Pineiro, Osmi Lázaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.
id UFRGS-15_5d24d8910290dfaadfca555148383066
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63782
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professoresPrática profissionalEducação em enfermagemCuidados de enfermagemObjetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 4 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 4 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40252https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40253Tonhom, Silvia Franco da RochaMoraes, Magali Aparecida AlvesPineiro, Osmi Lázaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T12:47:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/63782Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-02-13T12:47:05Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
title Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
spellingShingle Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Prática profissional
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
title_short Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
title_full Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
title_fullStr Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
title_full_unstemmed Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
title_sort Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores
author Tonhom, Silvia Franco da Rocha
author_facet Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Moraes, Magali Aparecida Alves
Pineiro, Osmi Lázaro
author_role author
author2 Moraes, Magali Aparecida Alves
Pineiro, Osmi Lázaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Moraes, Magali Aparecida Alves
Pineiro, Osmi Lázaro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
topic Prática profissional
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
description Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40252
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/63782/40253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 4 (2016)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 4 (2016)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766336474185728