Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liduina Cavalcante Alves, Francisca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meireles Castro, Elaine, Keli Rocha Souza, Flávia, Cleene Pereira de Sousa Lira, Maria, Leonilda Rodrigues Sampaio, Francisca, de Paulo Pereira, Lívia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805
Resumo: Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem asgestantes de risco.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola AssisChateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantesinternadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foramextraídas, formando categorias.Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo econvivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde egestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre aspossibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindopara o empoderamento na tomada de decisões.Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupoe efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação deconfiança, impactando na qualidade da assistência.Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.Saúde da mulher.
id UFRGS-15_5e47dab9439b6f28bdbcf36c992643ac
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88805
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúdeGravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem asgestantes de risco.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola AssisChateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantesinternadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foramextraídas, formando categorias.Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo econvivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde egestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre aspossibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindopara o empoderamento na tomada de decisões.Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupoe efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação deconfiança, impactando na qualidade da assistência.Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.Saúde da mulher.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51109https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51110Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLiduina Cavalcante Alves, FranciscaMeireles Castro, ElaineKeli Rocha Souza, FláviaCleene Pereira de Sousa Lira, MariaLeonilda Rodrigues Sampaio, Franciscade Paulo Pereira, Lívia2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/88805Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
title Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
spellingShingle Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
Liduina Cavalcante Alves, Francisca
Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.
title_short Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
title_full Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
title_fullStr Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
title_full_unstemmed Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
title_sort Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
author Liduina Cavalcante Alves, Francisca
author_facet Liduina Cavalcante Alves, Francisca
Meireles Castro, Elaine
Keli Rocha Souza, Flávia
Cleene Pereira de Sousa Lira, Maria
Leonilda Rodrigues Sampaio, Francisca
de Paulo Pereira, Lívia
author_role author
author2 Meireles Castro, Elaine
Keli Rocha Souza, Flávia
Cleene Pereira de Sousa Lira, Maria
Leonilda Rodrigues Sampaio, Francisca
de Paulo Pereira, Lívia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liduina Cavalcante Alves, Francisca
Meireles Castro, Elaine
Keli Rocha Souza, Flávia
Cleene Pereira de Sousa Lira, Maria
Leonilda Rodrigues Sampaio, Francisca
de Paulo Pereira, Lívia
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.
topic Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.
description Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem asgestantes de risco.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola AssisChateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantesinternadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foramextraídas, formando categorias.Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo econvivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde egestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre aspossibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindopara o empoderamento na tomada de decisões.Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupoe efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação deconfiança, impactando na qualidade da assistência.Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.Saúde da mulher.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51109
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338734915584