Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805 |
Resumo: | Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem asgestantes de risco.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola AssisChateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantesinternadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foramextraídas, formando categorias.Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo econvivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde egestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre aspossibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindopara o empoderamento na tomada de decisões.Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupoe efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação deconfiança, impactando na qualidade da assistência.Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.Saúde da mulher. |
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Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúdeGravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem asgestantes de risco.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola AssisChateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantesinternadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foramextraídas, formando categorias.Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo econvivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde egestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre aspossibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindopara o empoderamento na tomada de decisões.Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupoe efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação deconfiança, impactando na qualidade da assistência.Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.Saúde da mulher.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51109https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88805/51110Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLiduina Cavalcante Alves, FranciscaMeireles Castro, ElaineKeli Rocha Souza, FláviaCleene Pereira de Sousa Lira, MariaLeonilda Rodrigues Sampaio, Franciscade Paulo Pereira, Lívia2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/88805Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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