ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sparapani, Valéria de Cássia, Pfeifer, Luzia Iara, Lima, Regina Aparecida Garcia de, Nascimento, Lucila Castanheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202
Resumo: As crianças são as melhores fontes de informação sobre suas experiências e opiniões; e as pesquisas qualitativas têmprivilegiado desenvolver e aplicar técnicas que deem vozes a elas e facilitem a sua aproximação com o pesquisador.Objetivou-se identificar, mediante revisão integrativa da literatura, recursos lúdicos utilizados na coleta de dadosde pesquisas qualitativas com crianças com câncer e suas formas de aplicação. Realizaram-se buscas sistematizadasem bases de dados eletrônicas e biblioteca virtual, que, somadas a uma amostra não sistematizada, abrangendo operíodo de 2000 a 2010, totalizaram 15 estudos. Identificaram-se os recursos de desenho, brinquedo terapêutico, fantoche, fotografia e dinâmicas de criatividade e sensibilidade que, associados ou não à entrevista, mostraram-se facilitadores da coleta de dados, direta ou indiretamente, ampliando a interação com as crianças e permitindo maior expressão de seus sentimentos. São apresentadas vantagens e limitações da utilização desses recursos, contribuindo-se para o planejamento de pesquisas com crianças.
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