ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202 |
Resumo: | As crianças são as melhores fontes de informação sobre suas experiências e opiniões; e as pesquisas qualitativas têmprivilegiado desenvolver e aplicar técnicas que deem vozes a elas e facilitem a sua aproximação com o pesquisador.Objetivou-se identificar, mediante revisão integrativa da literatura, recursos lúdicos utilizados na coleta de dadosde pesquisas qualitativas com crianças com câncer e suas formas de aplicação. Realizaram-se buscas sistematizadasem bases de dados eletrônicas e biblioteca virtual, que, somadas a uma amostra não sistematizada, abrangendo operíodo de 2000 a 2010, totalizaram 15 estudos. Identificaram-se os recursos de desenho, brinquedo terapêutico, fantoche, fotografia e dinâmicas de criatividade e sensibilidade que, associados ou não à entrevista, mostraram-se facilitadores da coleta de dados, direta ou indiretamente, ampliando a interação com as crianças e permitindo maior expressão de seus sentimentos. São apresentadas vantagens e limitações da utilização desses recursos, contribuindo-se para o planejamento de pesquisas com crianças. |
id |
UFRGS-15_77eade482dbe38d1b217e98ba4562326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/31202 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVAPesquisa qualitativacriançacâncerAs crianças são as melhores fontes de informação sobre suas experiências e opiniões; e as pesquisas qualitativas têmprivilegiado desenvolver e aplicar técnicas que deem vozes a elas e facilitem a sua aproximação com o pesquisador.Objetivou-se identificar, mediante revisão integrativa da literatura, recursos lúdicos utilizados na coleta de dadosde pesquisas qualitativas com crianças com câncer e suas formas de aplicação. Realizaram-se buscas sistematizadasem bases de dados eletrônicas e biblioteca virtual, que, somadas a uma amostra não sistematizada, abrangendo operíodo de 2000 a 2010, totalizaram 15 estudos. Identificaram-se os recursos de desenho, brinquedo terapêutico, fantoche, fotografia e dinâmicas de criatividade e sensibilidade que, associados ou não à entrevista, mostraram-se facilitadores da coleta de dados, direta ou indiretamente, ampliando a interação com as crianças e permitindo maior expressão de seus sentimentos. São apresentadas vantagens e limitações da utilização desses recursos, contribuindo-se para o planejamento de pesquisas com crianças.Escola de Enfermagem da UFRGS2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 187 - 195Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 187 - 1951983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202/27343https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202/27344Sposito, Amanda Mota PacciulioSparapani, Valéria de CássiaPfeifer, Luzia IaraLima, Regina Aparecida Garcia deNascimento, Lucila Castanheirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-04T16:03:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/31202Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-11-04T16:03:32Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA Sposito, Amanda Mota Pacciulio Pesquisa qualitativa criança câncer |
title_short |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS COM CÂNCER: REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Sposito, Amanda Mota Pacciulio |
author_facet |
Sposito, Amanda Mota Pacciulio Sparapani, Valéria de Cássia Pfeifer, Luzia Iara Lima, Regina Aparecida Garcia de Nascimento, Lucila Castanheira |
author_role |
author |
author2 |
Sparapani, Valéria de Cássia Pfeifer, Luzia Iara Lima, Regina Aparecida Garcia de Nascimento, Lucila Castanheira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sposito, Amanda Mota Pacciulio Sparapani, Valéria de Cássia Pfeifer, Luzia Iara Lima, Regina Aparecida Garcia de Nascimento, Lucila Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa criança câncer |
topic |
Pesquisa qualitativa criança câncer |
description |
As crianças são as melhores fontes de informação sobre suas experiências e opiniões; e as pesquisas qualitativas têmprivilegiado desenvolver e aplicar técnicas que deem vozes a elas e facilitem a sua aproximação com o pesquisador.Objetivou-se identificar, mediante revisão integrativa da literatura, recursos lúdicos utilizados na coleta de dadosde pesquisas qualitativas com crianças com câncer e suas formas de aplicação. Realizaram-se buscas sistematizadasem bases de dados eletrônicas e biblioteca virtual, que, somadas a uma amostra não sistematizada, abrangendo operíodo de 2000 a 2010, totalizaram 15 estudos. Identificaram-se os recursos de desenho, brinquedo terapêutico, fantoche, fotografia e dinâmicas de criatividade e sensibilidade que, associados ou não à entrevista, mostraram-se facilitadores da coleta de dados, direta ou indiretamente, ampliando a interação com as crianças e permitindo maior expressão de seus sentimentos. São apresentadas vantagens e limitações da utilização desses recursos, contribuindo-se para o planejamento de pesquisas com crianças. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Integrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202/27343 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31202/27344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 3 (2013); 187 - 195 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 3 (2013); 187 - 195 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766334468259840 |