Efetividade do Arco de Maguerez no ensino de enfermagem sobre cateterismo vesical: estudo quase-experimental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111866 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a efetividade do Arco de Maguerez no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre o Cateter Vesical de Demora. Método: Estudo quase-experimental realizado em universidade pública no nordeste brasileiro, com 29 discentes, em grupo único, no período de outubro de 2018. Os dados foram coletados antes e depois da utilização do Arco de Maguerez em intervenção educativa, a partir de instrumentos validados, referentes ao conhecimento e prática. Foi utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 24 para análise estatística. O nível de significância adotado foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. A análise dos dados ocorreu a partir do teste de McNemar e Mann-Whitney. Resultados: A mediana de acertos do conhecimento foi de 7, no pré-teste, e 9 no pós-teste (p>0,001). Em relação à prática, no pré-teste a mediana de acertos foi de 28 e, no pós-teste, passou para 36, p>0,001. Os acadêmicos expuseram que a tecnologia do AM baseada na problematização de caso clínico fictício tornou o aprendizado sobre Cateterismo Vesical de Demora claro e factível. Conclusão: O Arco de Maguerez foi efetivo para melhorar o conhecimento e a habilidade dos acadêmicos de enfermagem, referentes ao Cateterismo Vesical de Demora. Palavras-chave: Enfermagem. Cateterismo urinário. Estudantes de enfermagem. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. |
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Efetividade do Arco de Maguerez no ensino de enfermagem sobre cateterismo vesical: estudo quase-experimentalEnfermagem. Cateterismo urinário. Estudantes de enfermagem. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Objetivo: Avaliar a efetividade do Arco de Maguerez no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre o Cateter Vesical de Demora. Método: Estudo quase-experimental realizado em universidade pública no nordeste brasileiro, com 29 discentes, em grupo único, no período de outubro de 2018. Os dados foram coletados antes e depois da utilização do Arco de Maguerez em intervenção educativa, a partir de instrumentos validados, referentes ao conhecimento e prática. Foi utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 24 para análise estatística. O nível de significância adotado foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. A análise dos dados ocorreu a partir do teste de McNemar e Mann-Whitney. Resultados: A mediana de acertos do conhecimento foi de 7, no pré-teste, e 9 no pós-teste (p>0,001). Em relação à prática, no pré-teste a mediana de acertos foi de 28 e, no pós-teste, passou para 36, p>0,001. Os acadêmicos expuseram que a tecnologia do AM baseada na problematização de caso clínico fictício tornou o aprendizado sobre Cateterismo Vesical de Demora claro e factível. Conclusão: O Arco de Maguerez foi efetivo para melhorar o conhecimento e a habilidade dos acadêmicos de enfermagem, referentes ao Cateterismo Vesical de Demora. Palavras-chave: Enfermagem. Cateterismo urinário. Estudantes de enfermagem. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquase experimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111866Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111866/60788https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111866/60789Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jonatan Deyson do Nascimento deFernandes, Cristina da SilvaXimenes, Maria Aline MoreiraCaetano, Joselany ÁfioNeto, Nelson Miguel GalindoBarros, Lívia Moreira2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/111866Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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