Efetividade do Arco de Maguerez no ensino de enfermagem sobre cateterismo vesical: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jonatan Deyson do Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Cristina da Silva, Ximenes, Maria Aline Moreira, Caetano, Joselany Áfio, Neto, Nelson Miguel Galindo, Barros, Lívia Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111866
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade do Arco de Maguerez no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre o Cateter Vesical de Demora.  Método: Estudo quase-experimental realizado em universidade pública no nordeste brasileiro, com 29 discentes, em grupo único, no período de outubro de 2018. Os dados foram coletados antes e depois da utilização do Arco de Maguerez em intervenção educativa, a partir de instrumentos validados, referentes ao conhecimento e prática. Foi utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 24 para análise estatística. O nível de significância adotado foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. A análise dos dados ocorreu a partir do teste de McNemar e Mann-Whitney. Resultados: A mediana de acertos do conhecimento foi de 7, no pré-teste, e 9 no pós-teste (p>0,001). Em relação à prática, no pré-teste a mediana de acertos foi de 28 e, no pós-teste, passou para 36, p>0,001. Os acadêmicos expuseram que a tecnologia do AM baseada na problematização de caso clínico fictício tornou o aprendizado sobre Cateterismo Vesical de Demora claro e factível. Conclusão: O Arco de Maguerez foi efetivo para melhorar o conhecimento e a habilidade dos acadêmicos de enfermagem, referentes ao Cateterismo Vesical de Demora. Palavras-chave: Enfermagem. Cateterismo urinário. Estudantes de enfermagem. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.
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