Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Ana Carolina Cristino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira,Andréia de Andrade, Fernandes,Jussara Alaíde Leite, Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva, Poveda,Vanessa de Brito, Souza,Adriano José Sorbile de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030
Resumo: Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.
id USP-24_ad245a5b53b1a109daafe8655a18bf64
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000100030
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demoraCateterismo urinárioEducação em enfermagemInformática em enfermagemTecnologia educacionalTratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000100030info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Ana Carolina CristinoFerreira,Andréia de AndradeFernandes,Jussara Alaíde LeiteMorita,Ana Beatriz Pinto da SilvaPoveda,Vanessa de BritoSouza,Adriano José Sorbile depor2011-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000100030Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-03-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
spellingShingle Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
Lopes,Ana Carolina Cristino
Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
title_short Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title_full Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title_fullStr Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title_full_unstemmed Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title_sort Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
author Lopes,Ana Carolina Cristino
author_facet Lopes,Ana Carolina Cristino
Ferreira,Andréia de Andrade
Fernandes,Jussara Alaíde Leite
Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda,Vanessa de Brito
Souza,Adriano José Sorbile de
author_role author
author2 Ferreira,Andréia de Andrade
Fernandes,Jussara Alaíde Leite
Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda,Vanessa de Brito
Souza,Adriano José Sorbile de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Ana Carolina Cristino
Ferreira,Andréia de Andrade
Fernandes,Jussara Alaíde Leite
Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda,Vanessa de Brito
Souza,Adriano José Sorbile de
dc.subject.por.fl_str_mv Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
topic Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
description Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000100030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534138028032