Capacitação dos enfermeiros em saúde auditiva infantil: uma proposta de teleducação interativa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109867 |
Resumo: | Objetivo: verificar a eficácia de um tutor eletrônico - cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de saúde auditiva infantil. Métodos: séries temporais interrompidas com grupo controle pré-teste/pós-teste não randomizado. Participaram 41 enfermeiros que foram capacitados por meio de um Cybertutor denominado “Saúde Auditiva Infantil”. A eficácia da capacitação foi verificada a partir da comparação do desempenho dos enfermeiros, nos questionários pré e pós-capacitação, e a avaliação do Cybertutor foi investigada por meio de um formulário com perguntas fechadas e abertas. Resultados: O desempenho no questionário pré-capacitação demonstrou a necessidade da capacitação em saúde auditiva infantil. Houve diferença no desempenho após a capacitação em todos os domínios avaliados e no escore total. Conclusão: A eficácia do cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de Saúde Auditiva Infantil pôde ser comprovada, uma vez que houve melhora no desempenho em todos os domínios avaliados. Palavras-chave: Audiologia. Educação em enfermagem. Educação em saúde. Educação à distância. |
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Capacitação dos enfermeiros em saúde auditiva infantil: uma proposta de teleducação interativaAudiologia. Educação em enfermagem. Educação em saúde. Educação à distância.Objetivo: verificar a eficácia de um tutor eletrônico - cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de saúde auditiva infantil. Métodos: séries temporais interrompidas com grupo controle pré-teste/pós-teste não randomizado. Participaram 41 enfermeiros que foram capacitados por meio de um Cybertutor denominado “Saúde Auditiva Infantil”. A eficácia da capacitação foi verificada a partir da comparação do desempenho dos enfermeiros, nos questionários pré e pós-capacitação, e a avaliação do Cybertutor foi investigada por meio de um formulário com perguntas fechadas e abertas. Resultados: O desempenho no questionário pré-capacitação demonstrou a necessidade da capacitação em saúde auditiva infantil. Houve diferença no desempenho após a capacitação em todos os domínios avaliados e no escore total. Conclusão: A eficácia do cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de Saúde Auditiva Infantil pôde ser comprovada, uma vez que houve melhora no desempenho em todos os domínios avaliados. Palavras-chave: Audiologia. Educação em enfermagem. Educação em saúde. Educação à distância.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionséries temporais interrompidas com grupo controle pré-teste/pós-teste não randomizadoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109867Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109867/59539https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109867/59540Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessJacob, Lilian Cassia BorniaAraújo, Eliene SilvaHonório, Heitor MarquesCosta, Lucas Bevilacqua Alves daCosta, Orozimbo AlvesAlvarenga, Kátia Freita2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/109867Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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