Capacitação dos enfermeiros em saúde auditiva infantil: uma proposta de teleducação interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Lilian Cassia Bornia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Eliene Silva, Honório, Heitor Marques, Costa, Lucas Bevilacqua Alves da, Costa, Orozimbo Alves, Alvarenga, Kátia Freita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109867
Resumo: Objetivo: verificar a eficácia de um tutor eletrônico - cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de saúde auditiva infantil. Métodos: séries temporais interrompidas com grupo controle pré-teste/pós-teste não randomizado. Participaram 41 enfermeiros que foram capacitados por meio de um Cybertutor denominado “Saúde Auditiva Infantil”. A eficácia da capacitação foi verificada a partir da comparação do desempenho dos enfermeiros, nos questionários pré e pós-capacitação, e a avaliação do Cybertutor foi investigada por meio de um formulário com perguntas fechadas e abertas. Resultados: O desempenho no questionário pré-capacitação demonstrou a necessidade da capacitação em saúde auditiva infantil. Houve diferença no desempenho após a capacitação em todos os domínios avaliados e no escore total. Conclusão: A eficácia do cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de Saúde Auditiva Infantil pôde ser comprovada, uma vez que houve melhora no desempenho em todos os domínios avaliados. Palavras-chave: Audiologia. Educação em enfermagem. Educação em saúde. Educação à distância.
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