Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araujo, Thelma Leite de, Moreira, Thereza Maria Magalhães, Medeiros, Albeniza Mesquita de, Custódio, Ires Lopes, Melo, Elizabeth Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339
Resumo: Estudo descritivo com objetivo de descrever um protocolo de consultas de enfermagem testado para pacientes após revascularização miocárdica. O protocolo, aplicado em uma unidade de cardiologia hospitalar, possui metas que devem ser atingidas no decorrer da consulta ou no período entre elas. Para o alcance de cada meta, foram estabelecidas as ações de enfermagem que devem ser executadas pelo enfermeiro, expostas em três quadros: Estratégias de consulta de enfermagem referente ao primeiro atendimento; Estratégias de consultas de enfermagem referente aos atendimentos nº 2, nº 3 e nº 4; Estratégias de consultas de enfermagem referente ao atendimento nº 5 referente ao sexto mês após a cirurgia. A partir da aplicação do protocolo foi possível realizar uma avaliação sistemática do paciente, levantando seus reais problemas para planejar e realizar intervenções de enfermagem, principalmente as relacionadas às mudanças comportamentais.
id UFRGS-15_a030210fb84445e3acd821829bd2b236
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13339
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.processos de enfermagemcontinuidade da assistência ao pacienterevascularização miocárdicaEstudo descritivo com objetivo de descrever um protocolo de consultas de enfermagem testado para pacientes após revascularização miocárdica. O protocolo, aplicado em uma unidade de cardiologia hospitalar, possui metas que devem ser atingidas no decorrer da consulta ou no período entre elas. Para o alcance de cada meta, foram estabelecidas as ações de enfermagem que devem ser executadas pelo enfermeiro, expostas em três quadros: Estratégias de consulta de enfermagem referente ao primeiro atendimento; Estratégias de consultas de enfermagem referente aos atendimentos nº 2, nº 3 e nº 4; Estratégias de consultas de enfermagem referente ao atendimento nº 5 referente ao sexto mês após a cirurgia. A partir da aplicação do protocolo foi possível realizar uma avaliação sistemática do paciente, levantando seus reais problemas para planejar e realizar intervenções de enfermagem, principalmente as relacionadas às mudanças comportamentais.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 458Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 4581983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339/10873Lima, Francisca Elisângela TeixeiraAraujo, Thelma Leite deMoreira, Thereza Maria MagalhãesMedeiros, Albeniza Mesquita deCustódio, Ires LopesMelo, Elizabeth Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-27T18:32:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/13339Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-01-27T18:32:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
title Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
spellingShingle Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
processos de enfermagem
continuidade da assistência ao paciente
revascularização miocárdica
title_short Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
title_full Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
title_fullStr Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
title_full_unstemmed Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
title_sort Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica.
author Lima, Francisca Elisângela Teixeira
author_facet Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Araujo, Thelma Leite de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Medeiros, Albeniza Mesquita de
Custódio, Ires Lopes
Melo, Elizabeth Mesquita
author_role author
author2 Araujo, Thelma Leite de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Medeiros, Albeniza Mesquita de
Custódio, Ires Lopes
Melo, Elizabeth Mesquita
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Araujo, Thelma Leite de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Medeiros, Albeniza Mesquita de
Custódio, Ires Lopes
Melo, Elizabeth Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv processos de enfermagem
continuidade da assistência ao paciente
revascularização miocárdica
topic processos de enfermagem
continuidade da assistência ao paciente
revascularização miocárdica
description Estudo descritivo com objetivo de descrever um protocolo de consultas de enfermagem testado para pacientes após revascularização miocárdica. O protocolo, aplicado em uma unidade de cardiologia hospitalar, possui metas que devem ser atingidas no decorrer da consulta ou no período entre elas. Para o alcance de cada meta, foram estabelecidas as ações de enfermagem que devem ser executadas pelo enfermeiro, expostas em três quadros: Estratégias de consulta de enfermagem referente ao primeiro atendimento; Estratégias de consultas de enfermagem referente aos atendimentos nº 2, nº 3 e nº 4; Estratégias de consultas de enfermagem referente ao atendimento nº 5 referente ao sexto mês após a cirurgia. A partir da aplicação do protocolo foi possível realizar uma avaliação sistemática do paciente, levantando seus reais problemas para planejar e realizar intervenções de enfermagem, principalmente as relacionadas às mudanças comportamentais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13339/10873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 458
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 458
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766332891201536