Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López Izurieta, María Indira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Salazar Molina, Alide Alejandrina, Vílchez -Barboza, Vivian, Saez-Carrillo, Katia Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316
Resumo: Objetivos: Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas. Métodos: Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados. Resultados esperados: As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação. Conclusões: A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência Palavras-chave: Qualidade de vida. Sexualidade. Autoimagem. Histerectomía
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