Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316 |
Resumo: | Objetivos: Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas. Métodos: Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados. Resultados esperados: As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação. Conclusões: A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência Palavras-chave: Qualidade de vida. Sexualidade. Autoimagem. Histerectomía |
id |
UFRGS-15_a7f0b532b728ec1b6a51f9be840e92b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/133316 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixtoObjetivos: Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas. Métodos: Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados. Resultados esperados: As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação. Conclusões: A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência Palavras-chave: Qualidade de vida. Sexualidade. Autoimagem. HisterectomíaEscola de Enfermagem da UFRGS2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSspaenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316/88855https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316/88856 López Izurieta, María IndiraSalazar Molina, Alide AlejandrinaVílchez -Barboza, VivianSaez-Carrillo, Katia Lorenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/133316Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:38Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
title |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
spellingShingle |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto López Izurieta, María Indira |
title_short |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
title_full |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
title_fullStr |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
title_full_unstemmed |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
title_sort |
Intervención educativa de enfermería en mujeres histerectomizadas: protocolo de estudio de método mixto |
author |
López Izurieta, María Indira |
author_facet |
López Izurieta, María Indira Salazar Molina, Alide Alejandrina Vílchez -Barboza, Vivian Saez-Carrillo, Katia Lorena |
author_role |
author |
author2 |
Salazar Molina, Alide Alejandrina Vílchez -Barboza, Vivian Saez-Carrillo, Katia Lorena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
López Izurieta, María Indira Salazar Molina, Alide Alejandrina Vílchez -Barboza, Vivian Saez-Carrillo, Katia Lorena |
description |
Objetivos: Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas. Métodos: Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados. Resultados esperados: As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação. Conclusões: A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência Palavras-chave: Qualidade de vida. Sexualidade. Autoimagem. Histerectomía |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa eng |
language |
spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316/88855 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133316/88856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766341782077440 |