Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabarron Costa, Michael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha Júnior, Paulo Roberto, Spadella, Maria Angélica, Xavier Pinho, Melissa Vitória, Federighi Baisi Chagas, Eduardo, Pinheiro, Osni Lázaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade do processo de higienização das mãos após a participação de estudantes do Ensino Fundamental em uma atividade educativa, com uso de uma tecnologia digital automatizada, denominada robô tutor.Método: Estudo quase-experimental desenvolvido em 2019 com estudantes do Ensino Fundamental I (n=203). Foi realizada higienização das mãos com solução fluorescente antes e após a participação em atividade educativa com um robô tutor. As imagens foram registradas em câmara escura e os dados relacionados à área de residência, série, sexo, posição das mãos e lateralidade foram analisados por Anova e Post-Hoc de Holm-Sidak (p≤0,05).Resultados: Todas as condições estudadas melhoraram o processo de higienização das mãos após atividade com o robô tutor. Não houve associação entre série, sexo e mão dominante e o desempenho no processo de higienização das mãos, porém, estudantes da área urbana apresentaram desempenho melhor do que os provenientes de área rural.Conclusão: A atividade com o robô tutor representou um recurso importante para a realização de ações de educação em saúde a respeito da higienização das mãos, e pode também ser testada em outros cenários e populações.Descritores: Higiene das mãos. Estudantes. Educação em saúde.
id UFRGS-15_b0b09c24f805f04d5b975280ff442a5c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/135686
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimentalObjetivo: Avaliar a efetividade do processo de higienização das mãos após a participação de estudantes do Ensino Fundamental em uma atividade educativa, com uso de uma tecnologia digital automatizada, denominada robô tutor.Método: Estudo quase-experimental desenvolvido em 2019 com estudantes do Ensino Fundamental I (n=203). Foi realizada higienização das mãos com solução fluorescente antes e após a participação em atividade educativa com um robô tutor. As imagens foram registradas em câmara escura e os dados relacionados à área de residência, série, sexo, posição das mãos e lateralidade foram analisados por Anova e Post-Hoc de Holm-Sidak (p≤0,05).Resultados: Todas as condições estudadas melhoraram o processo de higienização das mãos após atividade com o robô tutor. Não houve associação entre série, sexo e mão dominante e o desempenho no processo de higienização das mãos, porém, estudantes da área urbana apresentaram desempenho melhor do que os provenientes de área rural.Conclusão: A atividade com o robô tutor representou um recurso importante para a realização de ações de educação em saúde a respeito da higienização das mãos, e pode também ser testada em outros cenários e populações.Descritores: Higiene das mãos. Estudantes. Educação em saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686/89884https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686/89885Gabarron Costa, MichaelRocha Júnior, Paulo RobertoSpadella, Maria AngélicaXavier Pinho, Melissa VitóriaFederighi Baisi Chagas, EduardoPinheiro, Osni Lázaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/135686Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:28Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
title Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
spellingShingle Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
Gabarron Costa, Michael
title_short Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
title_full Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
title_fullStr Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
title_full_unstemmed Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
title_sort Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental
author Gabarron Costa, Michael
author_facet Gabarron Costa, Michael
Rocha Júnior, Paulo Roberto
Spadella, Maria Angélica
Xavier Pinho, Melissa Vitória
Federighi Baisi Chagas, Eduardo
Pinheiro, Osni Lázaro
author_role author
author2 Rocha Júnior, Paulo Roberto
Spadella, Maria Angélica
Xavier Pinho, Melissa Vitória
Federighi Baisi Chagas, Eduardo
Pinheiro, Osni Lázaro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabarron Costa, Michael
Rocha Júnior, Paulo Roberto
Spadella, Maria Angélica
Xavier Pinho, Melissa Vitória
Federighi Baisi Chagas, Eduardo
Pinheiro, Osni Lázaro
description Objetivo: Avaliar a efetividade do processo de higienização das mãos após a participação de estudantes do Ensino Fundamental em uma atividade educativa, com uso de uma tecnologia digital automatizada, denominada robô tutor.Método: Estudo quase-experimental desenvolvido em 2019 com estudantes do Ensino Fundamental I (n=203). Foi realizada higienização das mãos com solução fluorescente antes e após a participação em atividade educativa com um robô tutor. As imagens foram registradas em câmara escura e os dados relacionados à área de residência, série, sexo, posição das mãos e lateralidade foram analisados por Anova e Post-Hoc de Holm-Sidak (p≤0,05).Resultados: Todas as condições estudadas melhoraram o processo de higienização das mãos após atividade com o robô tutor. Não houve associação entre série, sexo e mão dominante e o desempenho no processo de higienização das mãos, porém, estudantes da área urbana apresentaram desempenho melhor do que os provenientes de área rural.Conclusão: A atividade com o robô tutor representou um recurso importante para a realização de ações de educação em saúde a respeito da higienização das mãos, e pode também ser testada em outros cenários e populações.Descritores: Higiene das mãos. Estudantes. Educação em saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686/89884
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135686/89885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341849186304