Percepção de estudantes da educação básica sobre drogas: um olhar à luz de Merleau-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Isabel Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de, Santos, Vanessa Thamyris Carvalho dos, Carvalho, Patrícia Anjos Lima de, Andrade, Luana Machado, Pereira, Luma Costa, Subrinho, Lucas Queiroz, Sena, Edite Lago da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65013
Resumo: Objetivo: desvelar a percepção de estudantes da educação básica sobre drogas.Métodos: Estudo fenomenológico fundamentado em Maurice Merleau-Ponty, realizado com 14 estudantes em escola do interior da Bahia, Brasil, por meio do Grupo Focal, entre abril e junho de 2013, os relatos foram analisados com base na Analítica da Ambiguidade.Resultados: Foram apresentados em três categorias: senso comum e conhecimento científico ocupam locus opostos; droga vicia; o bem e o mal das drogas lícitas e ilícitas.Conclusões: a percepção dos estudantes sobre as drogas entrelaçada ao conhecimento científico e, ao mesmo tempo colocando-a no centro do fenômeno, separando as lícitas como boas e ilícitas como más, aponta para a necessidade de medidas socioeducativas, entre educadores, estudantes e familiares, que visem descentralizar o lugar da droga no contexto em que o fenômeno acontece para que compreendamos a complexidade envolvida no tema.Palavras-chave: Adolescente. Drogas ilícitas. Filosofia em enfermagem.
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