Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155 |
Resumo: | Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância. |
id |
UFRGS-15_b868624210dbfe89d9e7914e46811ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110155 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismoTabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de desenvolvimento e validação por consensoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-191983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/59944https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/60689Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessBoni, Fernanda GuarilhaSilva, Lyana Duarte Borba DaGrigolo, Jamila IvaniseBoaz, Solange KlocknerCogo, Ana Luísa PetersenEcher, Isabel Cristina2022-03-24T17:29:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/110155Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:29:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
title |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
spellingShingle |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo Boni, Fernanda Guarilha Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância. |
title_short |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
title_full |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
title_fullStr |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
title_full_unstemmed |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
title_sort |
Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo |
author |
Boni, Fernanda Guarilha |
author_facet |
Boni, Fernanda Guarilha Silva, Lyana Duarte Borba Da Grigolo, Jamila Ivanise Boaz, Solange Klockner Cogo, Ana Luísa Petersen Echer, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lyana Duarte Borba Da Grigolo, Jamila Ivanise Boaz, Solange Klockner Cogo, Ana Luísa Petersen Echer, Isabel Cristina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boni, Fernanda Guarilha Silva, Lyana Duarte Borba Da Grigolo, Jamila Ivanise Boaz, Solange Klockner Cogo, Ana Luísa Petersen Echer, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância. |
topic |
Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância. |
description |
Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de desenvolvimento e validação por consenso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/59944 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/60689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339956506624 |