Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Fernanda Guarilha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Lyana Duarte Borba Da, Grigolo, Jamila Ivanise, Boaz, Solange Klockner, Cogo, Ana Luísa Petersen, Echer, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155
Resumo: Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida.  Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.
id UFRGS-15_b868624210dbfe89d9e7914e46811ac0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110155
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismoTabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida.  Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de desenvolvimento e validação por consensoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-191983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/59944https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/60689Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessBoni, Fernanda GuarilhaSilva, Lyana Duarte Borba DaGrigolo, Jamila IvaniseBoaz, Solange KlocknerCogo, Ana Luísa PetersenEcher, Isabel Cristina2022-03-24T17:29:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/110155Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:29:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
spellingShingle Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
Boni, Fernanda Guarilha
Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.
title_short Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_full Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_fullStr Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_full_unstemmed Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_sort Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
author Boni, Fernanda Guarilha
author_facet Boni, Fernanda Guarilha
Silva, Lyana Duarte Borba Da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klockner
Cogo, Ana Luísa Petersen
Echer, Isabel Cristina
author_role author
author2 Silva, Lyana Duarte Borba Da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klockner
Cogo, Ana Luísa Petersen
Echer, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Fernanda Guarilha
Silva, Lyana Duarte Borba Da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klockner
Cogo, Ana Luísa Petersen
Echer, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.
topic Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.
description Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida.  Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de desenvolvimento e validação por consenso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/59944
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110155/60689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766339956506624