Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Fernanda Guarilha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Lyana Duarte Borba da, Grigolo, Jamila Ivanise, Boaz, Solange Klöckner, Cogo, Ana Luisa Petersen, Echer, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231507
Resumo: Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde.
id UFRGS-2_7c166e87f1e71201ffec58dca8166d89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boni, Fernanda GuarilhaSilva, Lyana Duarte Borba daGrigolo, Jamila IvaniseBoaz, Solange KlöcknerCogo, Ana Luisa PetersenEcher, Isabel Cristina2021-11-04T04:23:50Z20210102-6933http://hdl.handle.net/10183/231507001133344Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde.Objective: To develop and validate the content of an educational intervention on smoking cessation for Nursing professionals using a Blended Learning approach. Method: A development and validation study by consensus of experts of the “Smoking Cessation” course for Nursing professionals on approaches to the smoking patient carried out in 2018. For refinement and validation of the final content, a convenience sample was made up of 12 professionals with expertise in the subject natter and an 80% consensus among the participants was considered. Results: The construction of the course involved the choice of subjects, production, and content validation. As a teaching strategy, Blended Learning was used, which has an interactive online stage and a face-to-face meeting to discuss concepts and exchange experiences. Conclusion: The course using a Blended Learning method proved to be innovative, low-cost, and with great capacity for disseminating knowledge, being an important ally to permanent education in health.Objetivo: Desarrollar y validar el contenido de una intervención educativa sobre el abandono del hábito de fumar para profesionales de enfermería utilizando un enfoque híbrido. Método: Estudio de desarrollo y validación por consenso de especialistas del curso “Dejar de fumar” para profesionales de enfermería sobre abordajes a pacientes fumadores realizado en 2018. Para refinar y validar el contenido final, se conformó una muestra de conveniencia de 12 profesionales con experiencia en el tema y se consideró consenso del 80% entre los participantes. Resultados: La elaboración del curso implicó la elección de temas, producción y validación de contenido. Como estrategia de enseñanza, se utilizó un enfoque híbrido, que tiene una etapa interactiva online y un encuentro presencial para debatir conceptos e intercambiar experiencias. Conclusión: El curso que utiliza el método de enseñanza híbrido demostró ser innovador, de bajo costo y con gran capacidad para difundir conocimiento, siendo un importante aliado para la educación permanente en salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Vol.42, n. esp, (2021), e20200183.TabagismoEducação continuada em enfermagemAbordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismoBlended learning in permanent education of nursing professionals on smoking cessation Enfoque híbrido en la educación permanente de profesionales de enfermería sobre dejar de fumar info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125196.pdf.txt001125196.pdf.txtExtracted Texttext/plain34690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231507/2/001125196.pdf.txt3441bf4569d9ec12f39b6b8d0ec21df0MD52ORIGINAL001125196.pdfTexto completoapplication/pdf608460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231507/1/001125196.pdf1f559cf0936fe7c502d099c486145be3MD5110183/2315072021-11-04 04:29:50.338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-04T07:29:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Blended learning in permanent education of nursing professionals on smoking cessation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enfoque híbrido en la educación permanente de profesionales de enfermería sobre dejar de fumar
title Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
spellingShingle Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
Boni, Fernanda Guarilha
Tabagismo
Educação continuada em enfermagem
title_short Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_full Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_fullStr Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_full_unstemmed Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
title_sort Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo
author Boni, Fernanda Guarilha
author_facet Boni, Fernanda Guarilha
Silva, Lyana Duarte Borba da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klöckner
Cogo, Ana Luisa Petersen
Echer, Isabel Cristina
author_role author
author2 Silva, Lyana Duarte Borba da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klöckner
Cogo, Ana Luisa Petersen
Echer, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Fernanda Guarilha
Silva, Lyana Duarte Borba da
Grigolo, Jamila Ivanise
Boaz, Solange Klöckner
Cogo, Ana Luisa Petersen
Echer, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tabagismo
Educação continuada em enfermagem
topic Tabagismo
Educação continuada em enfermagem
description Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-04T04:23:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231507
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133344
identifier_str_mv 0102-6933
001133344
url http://hdl.handle.net/10183/231507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Vol.42, n. esp, (2021), e20200183.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231507/2/001125196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231507/1/001125196.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3441bf4569d9ec12f39b6b8d0ec21df0
1f559cf0936fe7c502d099c486145be3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225041574100992