Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de Horta
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/73479 |
Resumo: | Objetivo: Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.Método: Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos.Resultados: Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validaçãodo instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final.Conclusão: O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação. |
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Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de HortaEnfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.Objetivo: Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.Método: Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos.Resultados: Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validaçãodo instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final.Conclusão: O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/73479Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de EnfermagemRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/73479/41371https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/73479/41372Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Daniela Karina AntãoSilva, Kenya de LimaNóbrega, Maria Miriam Lima da2017-08-08T19:18:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/73479Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:18:57Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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