Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de Horta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daniela Karina Antão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Kenya de Lima, Nóbrega, Maria Miriam Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/73479
Resumo: Objetivo: Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.Método: Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos.Resultados: Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validaçãodo instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final.Conclusão: O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.
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