LICENCIATURA E BACHARELADO EM ENFERMAGEM: experiências e expectativas de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sueli Maria dos Reis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jesus, Maria Cristina Pinto de, Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Oliveira, Deíse Moura de, Silva, Marcelo Henrique da, Carneiro, Carla Toscano, Aquino, Priscila Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/18983
Resumo: Estudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciaturae o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantesde enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensivados dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantesobservam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que alicenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educaçãoem saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem,considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes egera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos queatuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.
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