O olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline da Silva Moraes, Alexia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sueli Santos Suto, Cleuma, Mascarenhas Oliveira, Ester, Santos Paiva, Mirian, Barreto Ferreira, Cláudia Suely, Alves da Silva de Amorim Barreto, Marizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93517
Resumo: Objetivo: Conhecer as representações sociais de alunas sobre o preservativo feminino.Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado naTeoria das Representações Sociais. Participaram 94 alunas de Ensino Médio, cursos técnicose Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas de um município do interior da Bahia-Brasil, que responderam ao teste de associação livre de palavras. As evocações foramsubmetidas aos softwares EVOC e IRAMUTEQ.Resultados: As alunas reconhecem que o preservativo feminino é uma tecnologia queproporciona autonomia, protege de infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez.Em contraposição, relatam que o estranhamento e o desconforto são elementos importantesque justificam o não uso.Considerações finais: As representações sociais apontam necessidades de estratégias quepromovam trocas de informações e estimulem o conhecimento prático sobre o preservativofeminino entre as estudantes de escolas públicas.Palavras-chave: Preservativo feminino. Sexualidade. Saúde da mulher.
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