O olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo feminino
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93517 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer as representações sociais de alunas sobre o preservativo feminino.Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado naTeoria das Representações Sociais. Participaram 94 alunas de Ensino Médio, cursos técnicose Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas de um município do interior da Bahia-Brasil, que responderam ao teste de associação livre de palavras. As evocações foramsubmetidas aos softwares EVOC e IRAMUTEQ.Resultados: As alunas reconhecem que o preservativo feminino é uma tecnologia queproporciona autonomia, protege de infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez.Em contraposição, relatam que o estranhamento e o desconforto são elementos importantesque justificam o não uso.Considerações finais: As representações sociais apontam necessidades de estratégias quepromovam trocas de informações e estimulem o conhecimento prático sobre o preservativofeminino entre as estudantes de escolas públicas.Palavras-chave: Preservativo feminino. Sexualidade. Saúde da mulher. |
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O olhar de alunas de escola pública sobre o preservativo femininoPreservativo feminino. Sexualidade. Saúde da mulher.Objetivo: Conhecer as representações sociais de alunas sobre o preservativo feminino.Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado naTeoria das Representações Sociais. Participaram 94 alunas de Ensino Médio, cursos técnicose Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas de um município do interior da Bahia-Brasil, que responderam ao teste de associação livre de palavras. As evocações foramsubmetidas aos softwares EVOC e IRAMUTEQ.Resultados: As alunas reconhecem que o preservativo feminino é uma tecnologia queproporciona autonomia, protege de infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez.Em contraposição, relatam que o estranhamento e o desconforto são elementos importantesque justificam o não uso.Considerações finais: As representações sociais apontam necessidades de estratégias quepromovam trocas de informações e estimulem o conhecimento prático sobre o preservativofeminino entre as estudantes de escolas públicas.Palavras-chave: Preservativo feminino. Sexualidade. Saúde da mulher.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93517Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93517/52955https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/93517/52956Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAline da Silva Moraes, AlexiaSueli Santos Suto, CleumaMascarenhas Oliveira, EsterSantos Paiva, MirianBarreto Ferreira, Cláudia SuelyAlves da Silva de Amorim Barreto, Marizete2019-11-25T13:31:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/93517Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:37Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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