PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: MARQUES, Ana Paula de Oliveira, LEAL, Márcia Carrera Campos, RAMOS, Roberta Souza Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System Online (Medline), Índice Biblio- gráfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educa- ção problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde.
id UFRGS-15_bfe182fe3026af562554fc85659c0162
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/17948
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literaturaEducação em SaúdePromoção da SaúdeDiabetes MellitusTrata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System Online (Medline), Índice Biblio- gráfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educa- ção problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2012-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 1 (2012); 169-176Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 1 (2012); 169-1761983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948/17013BORBA, Anna Karla de Oliveira TitoMARQUES, Ana Paula de OliveiraLEAL, Márcia Carrera CamposRAMOS, Roberta Souza Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-22T18:56:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/17948Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-22T18:56:57Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
title PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
spellingShingle PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Diabetes Mellitus
title_short PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
title_full PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
title_fullStr PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
title_sort PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
author BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
author_facet BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
MARQUES, Ana Paula de Oliveira
LEAL, Márcia Carrera Campos
RAMOS, Roberta Souza Pereira da Silva
author_role author
author2 MARQUES, Ana Paula de Oliveira
LEAL, Márcia Carrera Campos
RAMOS, Roberta Souza Pereira da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
MARQUES, Ana Paula de Oliveira
LEAL, Márcia Carrera Campos
RAMOS, Roberta Souza Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Diabetes Mellitus
topic Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Diabetes Mellitus
description Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System Online (Medline), Índice Biblio- gráfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educa- ção problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948/17013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 1 (2012); 169-176
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 1 (2012); 169-176
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766333481549824