PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literatura
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948 |
Resumo: | Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System Online (Medline), Índice Biblio- gráfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educa- ção problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde. |
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PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELLITUS: revisão integrativa da literaturaEducação em SaúdePromoção da SaúdeDiabetes MellitusTrata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System Online (Medline), Índice Biblio- gráfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educa- ção problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2012-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 1 (2012); 169-176Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 1 (2012); 169-1761983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17948/17013BORBA, Anna Karla de Oliveira TitoMARQUES, Ana Paula de OliveiraLEAL, Márcia Carrera CamposRAMOS, Roberta Souza Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-22T18:56:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/17948Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-22T18:56:57Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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