EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA O CONTROLE DO DIABETES MELLITUS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Valesca Patriota
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2318
Resumo: O diabetes mellitus destaca-se entre as doenças crônicas pelo significativo número de mortes que causa. Nesse cenário, a educação em saúde torna-se um elemento essencial, pois, além de contribuir para a redução desses números, intervém diretamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, possibilitando-lhes o direito de decidir as estratégias mais apropriadas para promover, manter e recuperar a saúde. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências científicas disponíveis na literatura, para atualizar as informações sobre as práticas de educação em saúde no controle do diabetes mellitus, no período de 2006 a 2016. Trata-se de uma revisão integrativa. A seleção dos estudos foi realizada em quatro bases de dados: Base de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, e a Cumulative Index to Nursing and Allied Heath Literature, resultando em doze artigos científicos. Os resultados mostraram a inserção da educação em saúde como uma ferramenta dialógica que permite a construção de conhecimentos, sendo considerada uma estratégia facilitadora no controle do diabetes mellitus. Concluiu-se que que a educação em saúde é um método efetivo e proporciona vários benefícios para o usuário com diabetes, principalmente na construção do autocuidado consciente para o controle metabólico com qualidade de vida.Palavras-chave: Educação em saúde. Promoção da saúde. Diabetes mellitus.
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