Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90840 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio deescolas públicas.Método: Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais.Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017.Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares,autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo devida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.Resultados: Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escoremédio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo devida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos(p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).Conclusão: A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao usoadequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúdeno ambiente escolar.Palavras-chave: Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública. |
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Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicasEstilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.Objetivo: Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio deescolas públicas.Método: Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais.Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017.Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares,autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo devida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.Resultados: Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escoremédio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo devida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos(p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).Conclusão: A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao usoadequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúdeno ambiente escolar.Palavras-chave: Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90840Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90840/52232https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/90840/52233Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Figueiredo Brito, Maria Fernandade Pinho, LucineiaBotelho Brito, AlexandreBrito Messias, Romersonde Pinho, SirlaineAmaral Oliveira, AmandaSilvana Oliveira e Silva, CarlaVolker, ValériaSilveira Fagundes, Marise2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/90840Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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