Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior. |
id |
UFRGS-15_c624e52247fdc7d2249e022b7fd5d163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/112493 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderesEnfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-191983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/61169https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/63903Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAmestoy, Simone CoelhoTrindade, Letícia de LimaSilva, Gilberto Tadeu Reis daMartins, Maria ManuelaVaranda, Patrícia Alves GalhardoSantos, Ises Adriana Reis dos2022-03-24T17:29:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/112493Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:29:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
title |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
spellingShingle |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes Amestoy, Simone Coelho Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior. |
title_short |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
title_full |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
title_fullStr |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
title_full_unstemmed |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
title_sort |
Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes |
author |
Amestoy, Simone Coelho |
author_facet |
Amestoy, Simone Coelho Trindade, Letícia de Lima Silva, Gilberto Tadeu Reis da Martins, Maria Manuela Varanda, Patrícia Alves Galhardo Santos, Ises Adriana Reis dos |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Letícia de Lima Silva, Gilberto Tadeu Reis da Martins, Maria Manuela Varanda, Patrícia Alves Galhardo Santos, Ises Adriana Reis dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amestoy, Simone Coelho Trindade, Letícia de Lima Silva, Gilberto Tadeu Reis da Martins, Maria Manuela Varanda, Patrícia Alves Galhardo Santos, Ises Adriana Reis dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior. |
topic |
Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior. |
description |
Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/61169 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/63903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766340116938752 |