Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024 |
Resumo: | Este estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional. |
id |
UFSC-17_8c680f52e88696549115a5962ef595a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072013000200024 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderançaEnfermagemLiderançaEducação em enfermagemEste estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000200024info:eu-repo/semantics/openAccessAmestoy,Simone CoelhoBackes,Vânia Marli SchubertThofehrn,Maira BussMartini,Jussara GueMeirelles,Betina Hörner SchlindweinTrindade,Letícia de Limapor2013-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000200024Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-06-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
title |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
spellingShingle |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança Amestoy,Simone Coelho Enfermagem Liderança Educação em enfermagem |
title_short |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
title_full |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
title_fullStr |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
title_full_unstemmed |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
title_sort |
Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança |
author |
Amestoy,Simone Coelho |
author_facet |
Amestoy,Simone Coelho Backes,Vânia Marli Schubert Thofehrn,Maira Buss Martini,Jussara Gue Meirelles,Betina Hörner Schlindwein Trindade,Letícia de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Vânia Marli Schubert Thofehrn,Maira Buss Martini,Jussara Gue Meirelles,Betina Hörner Schlindwein Trindade,Letícia de Lima |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amestoy,Simone Coelho Backes,Vânia Marli Schubert Thofehrn,Maira Buss Martini,Jussara Gue Meirelles,Betina Hörner Schlindwein Trindade,Letícia de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Liderança Educação em enfermagem |
topic |
Enfermagem Liderança Educação em enfermagem |
description |
Este estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072013000200024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118391511777280 |