Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amestoy,Simone Coelho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert, Thofehrn,Maira Buss, Martini,Jussara Gue, Meirelles,Betina Hörner Schlindwein, Trindade,Letícia de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024
Resumo: Este estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional.
id UFSC-17_8c680f52e88696549115a5962ef595a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072013000200024
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderançaEnfermagemLiderançaEducação em enfermagemEste estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000200024info:eu-repo/semantics/openAccessAmestoy,Simone CoelhoBackes,Vânia Marli SchubertThofehrn,Maira BussMartini,Jussara GueMeirelles,Betina Hörner SchlindweinTrindade,Letícia de Limapor2013-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000200024Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-06-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
title Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
spellingShingle Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
Amestoy,Simone Coelho
Enfermagem
Liderança
Educação em enfermagem
title_short Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
title_full Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
title_fullStr Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
title_full_unstemmed Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
title_sort Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança
author Amestoy,Simone Coelho
author_facet Amestoy,Simone Coelho
Backes,Vânia Marli Schubert
Thofehrn,Maira Buss
Martini,Jussara Gue
Meirelles,Betina Hörner Schlindwein
Trindade,Letícia de Lima
author_role author
author2 Backes,Vânia Marli Schubert
Thofehrn,Maira Buss
Martini,Jussara Gue
Meirelles,Betina Hörner Schlindwein
Trindade,Letícia de Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amestoy,Simone Coelho
Backes,Vânia Marli Schubert
Thofehrn,Maira Buss
Martini,Jussara Gue
Meirelles,Betina Hörner Schlindwein
Trindade,Letícia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Liderança
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Liderança
Educação em enfermagem
description Este estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072013000200024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.2 2013
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391511777280