MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia Dias Bittencourt, Greicy Kelly
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nóbrega, Maria Miriam Lima, Medeiros, Ana Cláudia Torres, Furtado, Luciana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/31955
Resumo: O mapa conceitual é considerado uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. O objetivo deste estudo foi avaliar mapas conceituais elaborados por discentes para compreensão de projetos de pesquisa. Trata-se de um relato de experiência oriundo do Tópico Especial: Mapa Conceitual, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, em fevereiro de 2012. Desenvolveram-se leituras interativas sobre mapasconceituais, instalação e manuseio do software Cmap Tools, e construção de mapas conceituais. A avaliação considerou coerência entre conceitos, visualização de proposições, clareza de ideias e relação lógica entre conceitos. Como resultado, mapas foram evidenciados com coerência entre conceitos, relações significantes, clareza de ideias e relação lógica entre as etapas de um projeto de pesquisa. Salienta-se que o mapa conceitual pode ser uma estratégia de avaliação do processo deensino-aprendizagem e pode ser utilizado no ensino, na pesquisa e em reflexões sobre a prática clínica em enfermagem. 
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