Intervenção educativa sobre obstrução das vias respiratórias para professores de educação infantil: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langwinski, Adriano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Almeida, Ana Maria, Zilly, Adriana, Morales Mayer, Paulo César, Domingues Wysocki, Anneliese, Mangini Cicchelero, Laiz, Ferreira, Helder, Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135687
Resumo: Objetivo: Verificar o efeito de uma intervenção educativa sobre a obstrução de vias aéreas e a técnica de desobstrução, em professores de Centros Municipais de Educação Infantil de um município do Oeste do Paraná.Método: Estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste. Os dados foram coletados por meio de um questionário com trinta questões para avaliar o conhecimento sobre a temática. Para as análises utilizou-se os testes de Qui-quadrado e McNemar, com α = 5% de significância. Resultados: Após o treinamento, houve o aumento de 16,22% no número de acertos das questões que tratavam do reconhecimento da obstrução (<0,0001) e da técnica de desobstrução das vias aéreas (<0,0001).Conclusão: A intervenção melhorou o conhecimento dos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil, quanto a identificação e a técnica de desobstrução das vias aéreas em crianças de idade escolar.Descritores: Obstrução das vias respiratórias. Enfermagem. Conhecimento. Primeiros socorros. Educação infantil.
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