O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversal
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a associação entre a incorporação do brincar na rotina doméstica de cuidadoras e o desenvolvimento infantil de crianças sob seu cuidado. Método: Estudo transversal conduzido com 129 díades cuidadora-criança de 12-23 meses, na região sul de São Paulo. O desenvolvimento infantil foi avaliado com a utilização do Ages & Stages Questionnaire-3, e a incorporação do brincar na rotina doméstica, por meio de questionário e filmagem das díades em atividades relacionadas à rotina doméstica. Resultados: Quase a totalidade das cuidadoras era a mãe (98%) que, ao responder ao questionário, referiu incorporar o brincar na rotina doméstica (93%), porém, no vídeo, apenas um terço brincou com a criança (34%). Verificou-se associação positiva entre brincadeiras em momentos da rotina doméstica e domínios do desenvolvimento em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses.Conclusões: Constatou-se associação positiva entre a incorporação do brincar na rotina doméstica e o desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Cuidado da criança. Jogos e brinquedos. Promoção da saúde. Relações mãe-filho. Enfermagem em saúde pública. |
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O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversalObjetivo: Analisar a associação entre a incorporação do brincar na rotina doméstica de cuidadoras e o desenvolvimento infantil de crianças sob seu cuidado. Método: Estudo transversal conduzido com 129 díades cuidadora-criança de 12-23 meses, na região sul de São Paulo. O desenvolvimento infantil foi avaliado com a utilização do Ages & Stages Questionnaire-3, e a incorporação do brincar na rotina doméstica, por meio de questionário e filmagem das díades em atividades relacionadas à rotina doméstica. Resultados: Quase a totalidade das cuidadoras era a mãe (98%) que, ao responder ao questionário, referiu incorporar o brincar na rotina doméstica (93%), porém, no vídeo, apenas um terço brincou com a criança (34%). Verificou-se associação positiva entre brincadeiras em momentos da rotina doméstica e domínios do desenvolvimento em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses.Conclusões: Constatou-se associação positiva entre a incorporação do brincar na rotina doméstica e o desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Cuidado da criança. Jogos e brinquedos. Promoção da saúde. Relações mãe-filho. Enfermagem em saúde pública.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314/88851https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314/88852Solís-Cordero, KatherineAbrantes Rocha, Julia CarllaMarinho, PatriciaCamargo, PatriciaFujimori, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/133314Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:38Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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