O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solís-Cordero, Katherine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Abrantes Rocha, Julia Carlla, Marinho, Patricia, Camargo, Patricia, Fujimori, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314
Resumo: Objetivo: Analisar a associação entre a incorporação do brincar na rotina doméstica de cuidadoras e o desenvolvimento infantil de crianças sob seu cuidado. Método: Estudo transversal conduzido com 129 díades cuidadora-criança de 12-23 meses, na região sul de São Paulo. O desenvolvimento infantil foi avaliado com a utilização do Ages & Stages Questionnaire-3, e a incorporação do brincar na rotina doméstica, por meio de questionário e filmagem das díades em atividades relacionadas à rotina doméstica. Resultados: Quase a totalidade das cuidadoras era a mãe (98%) que, ao responder ao questionário, referiu incorporar o brincar na rotina doméstica (93%), porém, no vídeo, apenas um terço brincou com a criança (34%). Verificou-se associação positiva entre brincadeiras em momentos da rotina doméstica e domínios do desenvolvimento em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses.Conclusões: Constatou-se associação positiva entre a incorporação do brincar na rotina doméstica e o desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Cuidado da criança. Jogos e brinquedos. Promoção da saúde. Relações mãe-filho. Enfermagem em saúde pública.
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