Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Monica Motta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schubert Backes, Vânia Marli, Silva Mendes Carneiro da Costa, Maria Arminda, Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela, Lino, Murielk Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829
Resumo: Objetivo: Compreender as influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem na percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses.Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, tendo como participantes 17 enfermeiros pesquisadores selecionados a partir da técnica bola de neve. A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2011 a novembro de 2012 no Brasil e em Portugal a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas, produzindo inferências embasadas nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard e na noção de obstáculo epistemológico.Resultados: Encontram-se organizados em três categorias: Bloqueio da criatividade/inovação e a prática da repetição; Hipervalorização do quantitativo; e, Resistência à ruptura.Conclusão: É preciso repensar novos modos de avaliação da produção científica em uma perspectiva qualitativa, com espaço à criatividade, à valorização profissional e ao pensamento crítico e reflexivo. A solidariedade é percebida como alternativa para romper com problemas decorrentes do modo capitalista de produzir conhecimento.Palavras-chave: Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.
id UFRGS-15_d46c1a767e0d468cf5d43301126dd321
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/61829
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagemEnfermagem. Conhecimento. Pesquisa em Enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.Objetivo: Compreender as influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem na percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses.Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, tendo como participantes 17 enfermeiros pesquisadores selecionados a partir da técnica bola de neve. A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2011 a novembro de 2012 no Brasil e em Portugal a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas, produzindo inferências embasadas nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard e na noção de obstáculo epistemológico.Resultados: Encontram-se organizados em três categorias: Bloqueio da criatividade/inovação e a prática da repetição; Hipervalorização do quantitativo; e, Resistência à ruptura.Conclusão: É preciso repensar novos modos de avaliação da produção científica em uma perspectiva qualitativa, com espaço à criatividade, à valorização profissional e ao pensamento crítico e reflexivo. A solidariedade é percebida como alternativa para romper com problemas decorrentes do modo capitalista de produzir conhecimento.Palavras-chave: Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, multicêntrica.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 1 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 1 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829/41149https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829/41150Lino, Monica MottaSchubert Backes, Vânia MarliSilva Mendes Carneiro da Costa, Maria ArmindaFerreira Pereira da Silva Martins, Maria ManuelaLino, Murielk Mottainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T19:12:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/61829Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:12:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
title Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
spellingShingle Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
Lino, Monica Motta
Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em Enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.
title_short Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
title_full Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
title_fullStr Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
title_full_unstemmed Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
title_sort Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem
author Lino, Monica Motta
author_facet Lino, Monica Motta
Schubert Backes, Vânia Marli
Silva Mendes Carneiro da Costa, Maria Arminda
Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela
Lino, Murielk Motta
author_role author
author2 Schubert Backes, Vânia Marli
Silva Mendes Carneiro da Costa, Maria Arminda
Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela
Lino, Murielk Motta
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Monica Motta
Schubert Backes, Vânia Marli
Silva Mendes Carneiro da Costa, Maria Arminda
Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela
Lino, Murielk Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em Enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.
topic Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em Enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.
description Objetivo: Compreender as influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem na percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses.Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, tendo como participantes 17 enfermeiros pesquisadores selecionados a partir da técnica bola de neve. A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2011 a novembro de 2012 no Brasil e em Portugal a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas, produzindo inferências embasadas nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard e na noção de obstáculo epistemológico.Resultados: Encontram-se organizados em três categorias: Bloqueio da criatividade/inovação e a prática da repetição; Hipervalorização do quantitativo; e, Resistência à ruptura.Conclusão: É preciso repensar novos modos de avaliação da produção científica em uma perspectiva qualitativa, com espaço à criatividade, à valorização profissional e ao pensamento crítico e reflexivo. A solidariedade é percebida como alternativa para romper com problemas decorrentes do modo capitalista de produzir conhecimento.Palavras-chave: Enfermagem. Conhecimento. Pesquisa em enfermagem. Indicadores de produção científica. Eficiência. Capitalismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, multicêntrica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829/41149
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61829/41150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 1 (2017)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 1 (2017)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766336443777024